segunda-feira, 28 de março de 2011

Treinando para o Vestibular ( 3º ano )

TENTEM FAZER OS EXERCÌCIOS QUE SEXTA POSTAREI O GABARITO.

01 - (UEPB PB)
Sobre o vocabulário genético, associe corretamente:

I. genótipo
II. fenótipo
III. gene
IV. heredograma

A. É a montagem de um grupo familiar com o uso de símbolos, também conhecido como genealogia, mapa familiar ou pedigree.
B. Cada segmento de DNA capaz de transcrever sua mensagem em uma molécula de RNA.
C. É a constituição genética de um organismo, ou seja, o conjunto de alelos que ele herdou dos genitores.
D. São as características internas ou externas de um ser vivo, geneticamente determinadas.

Assinale a alternativa correta:
a) I-A ; II-B ; III-D ; IV-C
b) I-C ; II-D ; III-B ; IV-A
c) I-B ; II-A ; III-D ; IV-C
d) I-A ; II-C ; III-B ; IV-D
e) I-D ; II-B ; III-A ; IV-C

02 - (UFC CE)
Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses, Mendel usou este tipo de vegetal porque:
a) o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação.
b) a semente apresenta apenas dois cotilédones, que absorvem as reservas alimentares para a nutrição do embrião e o desenvolvimento das ervilhas.
c) as características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e assim possibilitam a observação das características genéticas puras.
d) os grãos de pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas modificadas situam-se muito próximas umas das outras.
e) o número de descendentes por geração é pequeno e as gerações são longas, o que facilita a observação das características da flor e da semente.


03 - (UFC CE)
Alguns estudos com gêmeos idênticos mostraram que o QI, a altura e os talentos artísticos podem ser diferentes entre esses indivíduos. A melhor explicação para essas diferenças é que:
a) a hereditariedade e o ambiente não possuem influência sobre a expressão dos fenótipos.
b) o ambiente e os genes interagem no desenvolvimento e expressão das características herdadas.
c) o genótipo dos gêmeos depende da interação da dieta e do controle hormonal.
d) as características QI, altura e talentos artísticos dependem apenas do ambiente.
e) os alelos responsáveis por essas características possuem efeito fenotípico múltiplo.


04 - (UFPI/PI)
As células musculares são diferentes das células nervosas porque:
a) contêm genes diferentes.
b) possuem maior número de genes.
c) usam códigos genéticos diferentes.
d) possuem menor número de genes.
e) expressam genes diferentes.

05- (Unifor/CE/C.Específicos/Janeiro)
Em ervilhas, a cor dos cotilédones de sementes é determinada por um par de alelos. O alelo que determina sementes amarelas V é dominante sobre o que determina sementes verdes v. Um pé de ervilha formou uma vagem com sementes amarelas e sementes verdes. Isso significa que a flor que formou essa vagem apresentava oosferas
a) VV - pólen vv
b) VV e vv - pólen vv
c) Vv - pólen Vv e vv
d) V e v - pólen V e v
e) V - pólen v

06 - (Ufrn RN)
Em ervilhas, a cor amarela é dominante em relação à verde.
Do cruzamento de heterozigotos, nasceram 720 descendentes.
Assinale a opção cujo número corresponde à quantidade de descendentes amarelos.
a) 360
b) 540
c) 180
d) 720

07 - (Unifor CE/CG/Janeiro)
Um estudante, ao iniciar o curso de Genética, anotou o seguinte:

I. Cada caráter hereditário é determinado por um par de fatores e, como estes se separam na formação dos gametas, cada gameta recebe apenas um fator do par.
II. Cada par de alelos presentes nas células diplóides separa-se na meiose, de modo que cada célula haplóide só recebe um alelo do par.
III. Antes da divisão celular se iniciar, cada molécula de DNA se duplica e, na mitose, as duas moléculas resultantes se separam, indo para células diferentes.

A primeira lei de Mendel está expressa em:
a) I, somente.
b) II, somente.
c) I e II, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.

08 - (Ufrn RN)
Tanto o indivíduo homozigoto para genes dominantes quanto o heterozigoto exibem a mesma característica fenotípica, sendo, portanto, fenotipicamente indistinguíveis. Para determinar seus genótipos, utiliza-se:
a) Cruzamento com indivíduos homozigotos dominantes
b) Estudo do cariótipo
c) Exame de sangue
d) “Crossing- Over”
e) Cruzamento teste


09 - (Unimes SP)
A cor da porção suculenta do caju é determinada por um par de alelos. O alelo recessivo condiciona cor amarela e o alelo dominante, cor vermelha. Qual a porcentagem esperada para coloração dos pseudofrutos dos cajueiros, resultante de cruzamentos entre plantas
heterozigóticas com pseudofrutos vermelhos?
a) 50% cajus vermelhos e 50% cajus amarelos.
b) 25% cajus vermelhos e 75% cajus amarelos.
c) 75% cajus vermelhos e 25% cajus amarelos.
d) 100% cajus vermelhos.
e) 100% cajus amarelos.

10 - (PUC PR)
Quando duas populações da espécie vegetal 'Zea mays' (milho), uma homozigota para o alelo dominante (AA) e uma homozigota para um alelo recessivo (aa), são cruzadas, toda a descendência da primeira geração (F1) assemelha-se ao tipo parental dominante (Aa), embora seja heterozigota. Porém, quando a geração F1 se intercruza, a proporção fenotípica mendeliana 3:1 aparecerá na geração F2, pois os genótipos serão:
a) 1/2 AA e 1/2 aa
b) 1/4 AA, 1/2 Aa e 1/4 aa
c) 1/3 AA e 1/4 aa
d) 1/4 Aa, 1/2 AA e 1/4 aa
e) É impossível determinar os genótipos utilizando os dados acima.

Quero saber através de postagens quantos pontos vc conseguiu fazer de um total de 10 pontos. Seja sincero. O que é importante nesse estágio é treinar. Vamos nessa?
AS RESPOSTAS ESTÃO DESTACADAS.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Termos usados em Genética

Gene: os genes são pedaços ou segmentos de DNA e que possuem a informação para a produção de uma proteína ou um polipeptídio. O DNA está situado nos cromossomos. No cromossomo, cada gene ocupa uma posição específica que é chamada de Lócus.

Alelos: São os genes que se unem para formar uma determinada característica e se encontram no mesmo lócus nos cromossomos homólogos. Por exemplo, a característica semente amarela, em ervilhas, é codificada pelos alelos VV, se homozigota e Vv, se heterozigota. Os alelos estarão sempre aos pares nos cromossomos, pois um dos alelos é proveniente de um gameta masculino e o outro de um gameta feminino.


Genótipo: é a constituição gênica de um organismo, ou seja, o conjunto de todos os genes. Geralmente é representado através de letras para simbolizar os genes, e essas letras são utilizadas quando realizamos cruzamentos.


Fenótipo: é a interação do genótipo com o ambiente. O fenótipo são as características visíveis de um organismo, por exemplo, uma pessoa tem o gene para cabelos castanhos, mas pinta-o de loiro. O genótipo desta pessoa é para cabelos castanhos, mas seu fenótipo é loiro. O mesmo pode ocorrer para cor da pele, como uma pessoa que tem o gene para pele clara, mas gosta muito de tomar sol. Então ela tem o genótipo para pele clara, mas seu fenótipo é pele morena. O mesmo pode ocorrer para inúmeras outras características, tanto morfológicas como fisiológicas, que é o caso dos grupos sanguíneos.


Homozigoto: Um indivíduo é chamado de homozigoto, ou puro, quando os alelos que codificam uma determinada característica são iguais( Exemplos: AA, aa, II, ii, XX , xx, etc). Observe que nos exemplos citados temos pares maiúsculo que são os HOMOZIGOTOS DOMINANTES e os pares minúsculos que são os HOMOZIGOTOS RECESSIVOS . As duas letras que representa os alelos são sempre iguais( as duas maiúsculas ou as duas minúsculas).


Heterozigoto: é o indivíduo que possui os dois alelos diferentes para determinar uma característica. São também chamados de híbridos (Exemplos: Aa, Ii, Xx, etc). As duas letras que representa os alelos são sempre diferentes ( uma maiúscula e a outra sempre minúscula).


Dominante: O gene dominante é aquele que determina uma característica, mesmo quando em dose simples nos genótipo, como é o caso dos heterozigotos.( Exemplos: AA ou Aa, II ou Ii, XX ou Xx)


Recessivo: é o gene que só se expressa quando em dose dupla (Exemplos: aa, ii, xx, etc sempre aos pares), pois na presença de um dominante, ele se torna inativo, como é o caso dos heterozigotos. Isso ocorre porque a proteína produzida pelo gene recessivo é defeituosa e às vezes não funcional.


Cruzamento-teste e retrocruzamento

Cruzamento-teste: quando estamos fazendo um cruzamento e não sabemos se o indivíduo dominante é homozigoto ou heterozigoto (V ? ), realizamos um cruzamento dele com um indivíduo recessivo e a resposta estará nos descendentes. Se nascerem descendentes recessivos também, indica que o progenitor é heterozigoto. Se todos os filhos tiverem o fenótipo dominante, indica que o progenitor genótipo desconhecido era homozigoto:

Como na geração F1 nasceram filhos verdes, isso indica que o amarelo testado era heterozigoto Vv, pois quando cruzamos um heterozigoto com um recessivo, 50% da prole é dominante (heterozigota) e 50% é recessiva.

Como toda a geração F1 é amarela, logo, o progenitor amarelo é homozigoto dominante. Quando cruzamos dois indivíduos homozigotos (puros), sendo um dominante e um recessivo, 100% da prole é heterozigota (híbrida).

Retrocruzamento: é um processo muito parecido com o cruzamento teste, pois utiliza a mesma técnica, porém o indivíduo recessivo utilizado no teste é de algum ancestral do indivíduo com genótipo dominante desconhecido.

Leia mais nos sites abaixo:

http://www.professorjarbasbio.com.br/genetica.htm

http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1256

quinta-feira, 17 de março de 2011

Regras de nomenclatura binominal


Numa tentativa de universalizar os nomes atribuídos aos seres vivos, os cientistas procuraram criar uma nomenclatura internacional para a sua designação, estabelecendo regras para a atribuição de nomes científicos aos diferentes grupos taxonómicos.
A língua latina é a utilizada para escrever o nome dos organismos desde a Idade Média, pois é uma língua morta, não sujeita a evolução, mantendo o significado original das palavras.
Inicialmente, no séc. XVII, o botânico inglês John Ray desenvolveu um tipo de nomenclatura polinominal, pouco cómodo. Só mais tarde, através de trabalhos feitos por Lineu estabeleceu-se uma nomenclatura binominal, para designar as espécies, mais simples. As regras de nomenclatura estabelecidas por Lineu foram actualizadas pelas Comissões Internacionais de Nomenclatura.


Regras de nomenclatura binominal

* Cada espécie é designada sempre por duas palavras em latim: a primeira escrita com inicial maiúscula e correspondente ao nome do género ou nome genérico a que a espécie pertence; a segunda escrita com inicial minúscula, designando-se por restritivo especifico ou epíteto especifico, sendo apenas usada quando acompanhada do nome do género;

* A designação dos grupos superiores à espécie é uninominal, escrita com inicial maiúscula e podendo ser em latim ou na língua do utilizador;

* O nome da família obtém-se acrescentando a terminação idae à raiz do nome de um dos géneros desta família, no caso dos animais, ou acrescentando acea, no caso das plantas. Há, no entanto, excepções;

* Para designar uma subespécie, utiliza-se uma nomenclatura trinominal, seguindo-se ao nome da espécie o restritivo ou epíteto subespecífico. Por exemplo: Homo sapiens sapiens;

* Os nomes do género, espécie e subespécie são escritos em latim e normalmente em itálico. No caso dos manuscritos deverão ser sublinhados;

* À frente do nome da espécie deve escrever-se em letra de texto o nome ou a abreviatura do nome do taxonomista que, a partir de 1758, atribuiu o nome científico;

* Pode citar-se também a data da publicação do nome da espécie, sendo essa data colocada a seguir ao nome do autor, separada por uma vírgula.



ORIGEM DA GENÉTICA



Genética é a área da Biologia que estuda a herança biológica, ou hereditariedade, que a transmissão de características de pais para filhos, ao longo das gerações. A genética desenvolveu-se de maneira expressiva apenas no século XX.

Os filósofos da antiga Grécia divergiam quanto às explicações para hereditariedade. Vamos observar algumas explicações destes filósofos:

a) Alcmeon de Crotona, um discípulo de Pitágoras de Samos que viveu por volta de 500 a.C., acreditava que os homens e mulheres tinham sêmen e que este se originava no cérebro; segundo ele, o sexo das crianças era determinado pela preponderância do sêmen de um dos pais, ocorrendo hermafroditismo se os dois estivessem em igual proporção.

b) Anaxágoras de Clazomene ( 500 – 428 a.C.) postulava que o sêmen ocorria apenas nos homens e continha um protótipo de cada órgão do futuro ser; as fêmeas atuariam apenas como receptoras e nutridoras do ser pré-formado. Ele propôs também que os meninos eram gerados no lado direito do corpo e as meninas, no lado esquerdo.

c) Empédocles de Acragas ( 492-432 a. C ), o calor do útero era decisivo na determinação do sexo dos bebês: útero quente produzia homens; útero frio, mulheres.

d) Hipócrates de Cos ( 460 – 370 a.C.) ficou conhecido como “pai da medicina”. Sua hipótese foi denominada pangêsese, cada órgão ou parte do corpo de um organismo vivo produzia partículas hereditárias chamadas de gêmula, que era transmitidas aos descendentes no momento da concepção. Essa hipótese perdurou até o século XIX, tendo entre seus adeptos Jean-Baptiste Lamarck e o próprio Charles Darwin.

e) Aristóteles ( 384-322 ) escreveu um tratado sobre o desenvolvimento e a hereditariedade dos animais. Nesse livro, De generatione animalium, ele distinguiu quatro tipos de geração: abiogênese, brotamento, sexuada com cópula e sexuada sem cópula. Obs.Sobre a reprodução sexuada, ele acreditava que resultava de uma contribuição diferencial dos sexos: a fêmea fornecia a “ matéria” básica que constituía e nutria o ser em formação, enquanto o macho fornecia por meio do sêmen, a “essência”, transmitindo-lhe a alma, fonte da forma e do movimento.

f) William Harvey (1578-1657) Ele propôs que todo animal se originava de um ovo e que esse ovo produzido pela fêmea necessitava ser fertilizado pelo sêmen do macho para originar um novo ser.

No século XVIII , os defensores das idéias originais de Harvey dedicaram-se a explicar como o ovo fertilizado podia originar um novo ser. Havia então duas correntes de explicação : Pré-formismo ( teoria da pré- formação) e a Epigenética ( epigêneses). Entre os defensores do pré-formismo havia os ovistas e os espermistas.

Obs: Apesar de Harvey ter sugerido a possibilidade de ocorrer epigênese , a teoria epigenética foi proposta formalmente pelo anatomista alemão Caspar Friedrich Wolff em 1759. Wolff propõe que a nutrição e o crescimento das plantas dependem de uma força essencial, por ele denominada vis essentialis , que tem o poder de formar novos órgãos a partir de marterial amorfo. Ele acreditava que a fêmea fornecia uma unidade de matéria mais ou menos homogênea, o óvulo, enquanto o macho contribuía com a potencialidade, a vis essentialis, para seu desenvolvimento em um novo ser.

A descoberta dos Gametas

Um dos pontos fundamentais para o desenvolvimento da genética foi a constatação de que um novo ser se origina a partir da fusão de duas células, os gametas masculino e feminino. As leis da herança biológica só puderam ser formuladas após a compreensão do papel dos gametas e da fecundação na reprodução dos seres vivos.

A descoberta dos Espermatozóides

Foi em 1841 que o anatomista e fisiologista suíço Rudolf Albert von ( Albrecht) Kolliker, ao estudar a estrutura microscópica dos testículos, demostrou que os espermatozóides não eram parasitas do trato genital masculino e sim células modificadas. Kolliker observou os diversos estágios de transformação de células dos testículos em espermatozóides. Pouco tempo depois em1854 o naturalista inglês George Niwport ( 1803-1854) obteve evidências de que os espermatozóides de rã entravam no óvulo durante a fecundação

A descoberta dos Óvulos

Em 1828, o naturalista alemão Karl Ernst Von Baer descobriu, no interior de cada folículo ovarianondescrito por Graaf, um óvulo.A natureza celular dos óvulos foi estabelecida em 1829 pelo zoólogo alemão Theodor Schwann, mas foi somente em 1861 que o anatomista alemão Karl Gegenbaur demonstrou definitivamente que o óvulo dos animais vertebrados é uma única célula. Após a demonstração definitiva de que o espermatozóide e óvulos animais são células, o pré-formismo foi descartado.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Alimentos ajudam na memória

Às vezes parece que nossa mente não consegue captar coisas simples do dia-dia. Exemplo: Recados que pedem para você dar para alguém, do conteúdo que a professora de Biologia kkk passou para você estudar, etc.
Talvez você sofra de problemas relacionados a memórias. Muitas vezes estes problemas tem haver com alguns nutrientes que você precisaria em sua dieta.
Escutamos muito no refeitório escolar, a lista de alimentos que os adolescentes dizem não gostar de ingerir, porém é bom estes adolescentes saberem, que muitos desses alimentos ajudariam na hora de memorizar conteúdos. Veja alguns desses alimentos que exercem papel importante no sistema nervoso central e que participam diretamente da atividade de menorização:
  • Gema de ovo
  • Peixes
  • Frutas e vegetais amarelos – Mamão, manga, pêssego, cenoura, abóbora
  • Frutas vermelhas – Morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate, também possuem pigmentos antioxidantes que combate os radicais livres e ajudam a memória.
  • Oleaginosas – castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim.
  • Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas(feijão, a lentilha, a ervilha, a fava, o grão de bico e a soja), leite e derivado.
Leia também :
http://www.cerebromente.org.br/n01/memo/memoria.htm

Mesmo longe, Sempre Perto

As aulas começaram, dessa vez não estou ai para receber vocês, como sempre fiz e como gosto de fazer. Mas gostaria que soubessem que estarei aqui. Ajudando vocês com o que eu tiver de melhor. Bjos. Em breve postarei novidades para todos e mais breve ainda voltarei à trabalhar.

sábado, 17 de abril de 2010


Os Lipídios

Ué! Que turma é essa que tá chegando aí gente!
Ah! É a turma dos lipídios.


Chegou a turma dos lipídios
que são conhecidos como simples e compostos.
Também tem os esteróides e também vão surgir todos carotenóides.

Orgânicos, são importantes,
como isolantes, reservas ou hormonais.
Insolúveis em água, de vários tipos são,
nos animais e vegetais estão.

Os simples originados
entre um álcool e ácidos graxos,
tem óleos e gorduras chamados glicerídeos,
as ceras são chamadas de cerídeos.
Chegou...

O álcool nos glicerídeos
tem 3 carbonos é chamado glicerol.
Manteiga, ovo e banha têm gordura animal,
semente que tem óleo vegetal.

O álcool já nos cerídeos
cadeia longa não é mais o glicerol.
Impermeabilizante, estão nos vegetais
também na proteção dos animais.

Chegou...

Compostos ou conjugados
ácido e álcool num radical vão se ligar
que pode ser fosfato, como fosfolipídio,
que compõe a membrana celular.

E tem outro composto
esfingomielina vai se chamar
com ácido fosfórico também o nitrogênio
no tecido nervoso vai estar.

Chegou...

Falando dos esteróides
um importante é o tal colesterol
precursor de hormônios, presente em animais,
no sangue e membrana celular.

Também um esteróide
interessante é chamado ergosterol
que sob ação do sol, vou ver aparecer,
a tão falada vitamina D.

E os carotenóides
na fotossíntese já vão auxiliar
e olhe o caroteno que vai originar
a conhecida vitamina A.

Chegou...

Legal, né? Agora vocês já sabem como são classificados os lipídios.
Ficou fácil. Valeu moçada!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Aprendendo com o Fazer (Sistema ABO e Fator Rh) 3º ANO

Aprendendo Cantando ( Carboidratos)

Os Carboidratos
Carboidrato que é açúcar
de energia é fonte principal.
Também aparece como reserva
e uma função que é chamada estrutural.
Observando o carboidrato dá pra ver
que ele basicamente tem na composição
carbono, hidrogênio, oxigênio e pode ter
enxofre, fósforo ou nitrogênio.
Hidratos de carbono, sacarídeos e glucídios
são nomes que freqüentemente aparecerão.
Tem mono, tem o di e tem polissacarídeos
separados na classificação.

Carboidrato...
Desoxirribose e ribose já serão
dois monossacarídeos com função estrutural.
Glicose, frutose, galactose quem diria
três monos que são fontes de energia.
Nos monossacarídeos radicais distinguirão
se for cetona ele é poliidroxicetona,
se for aldeído ele é poliidroxialdeído,
não quero mais errar essa questão.
Carboidrato...
Dissacarídeos são dois monos que já se uniram
e liberaram água nessa união legal.
Quando dissacarídeo é então hidrolisado
portanto são dois monos liberados.
Alguns exemplos de dissacarídeos vamos ter
os mais comuns suas funções nós vamos ver:
maltose, lactose, sacarose, energia;
celubiose é estrutural.
Carboidrato...
Pra encerrar vamos falar dos polissacarídeos,
a união de vários monossacarídeos são.
Presentes em reservas, em estruturas e energia,
nos animais e vegetais estão.
Formando as carapaças aparece a quitina,
amido é reserva presente no vegetal,
o glicogênio é reserva que tá no animal,
celulose na parede celular.
Carboidrato...

Letra: Paulo Alexandre/ Música: Julhinho Carvalho



quarta-feira, 7 de abril de 2010

sexta-feira, 26 de março de 2010

Descobrindo com Prática ( 2ºANO)







Fizemos uma aula prática de observação de larvas de mosquitos,
selecionamos fases do estágio de desenvolvimento larvário e
observamos ao microscópio. As fotos mostram que alguns alunos
se entusiasmaram bastante com o aprender praticando.


sábado, 20 de março de 2010

Paródia: AS VITAMINAS


Aí moçada, vamos falar de vitaminas.

Quem é que tá com fome aí? Não quero ver ninguém dormindo na minha aula.

Todo mundo cantando pra aprender.


Me dá que eu quero. Eu quero o quê? Quero papar. Vamos lá!

Essa matéria e passar no vestibular.

Acelera aí moçada, tá muito devagar.

Eu quero, quero papar. Tem um cara dormindo aí, pô!

Essa matéria e passar no vestibular.

Vamos lá, todo mundo agora!


Lá vêm as vitaminas importantes elas são

no papel de coenzimas muitas aparecerão.

Composto orgânico de muita utilidade

normalmente usado em pequenas quantidades,

processos metabólicos já vão participar,

portanto estarão na atividade celular.

Podendo ser solúveis em água ou lipídios,

faltando vitaminas as carências vamos ter.


Me dá que eu quero. Quero papar.

Essa matéria e passar no vestibular.


Chamando hidrossolúvel, traz a vitamina C

e as do complexo B como a rutina, biotina e a niacina,

serão hidrossolúveis todas essas vitaminas.

Antixeroftálmica é a vitamina A,

previne a cegueira e o olha ressecar.

Tiamina é a B1 pra não paralisar,

não inflamar os nervos, beribéri afastar.


Me dá...


B2 é conhecida como riboflavina,

carência irrita a boca, mucosa, nariz e língua.

A piridoxina é chamada de B6,

impede os distúrbios, dermatite em vocês.

Cianocobalamina ou B12 vou contar,

formando as hemácias. Anemia sai pra lá!

Com a vitamina C escorbuto não vai dar,

não vai sangrar gengiva e as dores vão parar.

Me dá...

Contra o raquitismo toma a vitamina D.

Fortalece seus dentinhos, faz o osso enrijecer.

Pra não ficar estéril, a vitamina E.

Já pode dar no couro que o bicho vai crescer.

A anti-hemorrágica é a vitamina K.

Cuidado que o seu sangue pode não coagular.

E com a niacina sem pelagra ou 3 D,

diarréia, dermatite e demência não vou ter.


Me dá...


Também a biotina que é a vitamina H

previne dermatite e também dor muscular.

Rutina é chamada vitamina P,

fortalecendo vasos, sem varizes vou viver.

Finalizando tudo quero mais é entender

e sobre as vitaminas muita coisa vou saber.

Com isso vou cantando, assim vou aprender,

com esse rock’n roll dá vontade de comer.


Me dá...


Aí moçada! Essa é a música das vitaminas.

Todo mundo. Vamos comer aí. Oh!


Letra: Paulo Alexandre/ Música: Julhinho Carvalho

Conhecendo o Laboratório






Conhecendo o Laboratório

As aulas no laboratório de Biologia iniciaram com muito entusiasmo. Os alunos receberam as informações principais sobre como serão conduzidas as aulas nesse espaço didático.

Regras de conduta em um Laboratório


* Ter uma conduta responsável no laboratório;
* Seguir cuidadosamente todas as instruções verbais e escritas;
* Nunca trabalhar sozinho. Nenhum aluno pode trabalharno laboratório sem a presença do professor;
* Quando se entra no laboratório, não tocar no equipamento, reagentes ou outros materiais até receber as intrunções para esse efeito;
* Não comer, beber ou mastigar pastilha elástica no laboratório. Não usar material de laboratório para conter comida ou bebida;
* Realizar somente as experiências autorizadas pelo professor. As experiências não autorizadas são proibidas;
* Estar preparado para o trabalho no laboratório. Ler com atenção todos os procedimentos;
* Não brincar no laboratório. Todas as partidas e brincadeiras são perigosas e proibidas;
* As áreas de trabalho devem ser mantidas limpar e arrumadas;
* Manter passagens livres. Colocar as mochilas fora da área de circulação. Arrumar o banco quando não for usado;
* Conhecer os locais e procedimentos de equipamento de segurança, incluindo o estojo de primeiros socorros, estação de lavagem de olhos, chuveiro de segurança, extintor e manta antiincêndio. Conhecer as saídas de emergência e a localização do alarme de incêndio;
* Estar alerta e proceder sempre com cautela no laboratório;
* Informar imediatamente ao professor sobre condições inseguras observadas;
* Os rótulos e instruções de equipamento devem ser lidos cuidadosamente, antes da atividade;
* Manter as mãos afastadas da cara, olhos, boca e corpo enquanto usar reagentes;
* Saber que se houver uma evacuação durante uma aula em laboratório, os frascos, as válvulas de gás e os equipamentos elétricos devem ser fechados;
* Vestir adequadamente durante uma atividade laboratorial e nao utilizar roupa larga. Se tiver o cabelo comprido deve amarrá-lo;
* Os sapatos devem cobrir completamente o pé. Não são permitidas sandálias;
* Informar imediatamente o professor de qualquer acidente (derrames, quebra de material, etc.) ou ferida (corte, queimadura, etc.), mesmo que seja aparentemente sem importância;

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ATENÇÃO



AVISOS
1º de fevereiro - Volta dos professores para a Formação
2 de fevereiro - Segundo dia de Formação para os professores
3 de fevereiro - Início das aulas - APENAS PARA OS NOVATOS/1º ano
8 de fevereiro - Início das aulas para o 2º e o 3ºano

Mais informações:
3628 -8836
3628 - 4424

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Galvão no Ciência Jovem



Durantes os dias 28, 29 e 30 de outubro participamos da XV edição do Ciência Jovem, com o projeto HOJE-Horta Orgânica-Jovens Estudantes, desenvolvidos pelos alunos do 2º E.G de nossa Escola, orientados pelas professoras Izabel Cristina e Márcia Andréa. O projeto foi apresentado pelos alunos: David Cabral e Vanderson Altieres. Foram acompanhados pela professora orientadora Izabel Cristina (Professora de Biologia) e pelo professor e amigo Paulo Barros (Professor de Fisíca).

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O TRABALHO DE MENDEL


Mendel não foi o único a realizar experimentos de hibridação, mas foi o que obteve maior sucesso, devido sua metodologia científica de matemática aplicada e ao material escolhido.

Material escolhido

Mendel escolheu ervilhas como seu organismo experimental, por ser uma planta anual que podia ser cultivada e cruzada facilmente tendo-se a possibilidade de se obter progênie abundante ocupando pouco espaço. Possuia genitores contrastantes com características bem definidas e muita variabilidade para vários caracteres. Além disso, as ervilhas contém flores perfeitas que contém ambas as partes, femininas e masculinas (produtoras de pólem), e elas são normalmente autofertilizadas, atingindo a homozigose e pureza por processo natural de propagação.

Metodologia

Mendel destacou-se por ter adotado procedimentos metodológicos científicos e criteriosos. Destacam-se os fatos de ter analisado um caráter por vez; trabalhado com pais puros; e ter quantificado os dados. Os cruzamentos foram feitos com grande cuidado, quando as ervilhas estavam em flor. Para prevenir a autofertilização nas "flores-teste", as anteras daquelas fores escolhidas para serem as flores paternais eram removidas antes que suas estraturas receptoras de pólem estivessem completamente maduras. O polem do progenitor escolhido era transferido na época apropriada para o estigma da flor designada para ser a geradora da semente. As sementes eram deixadas para amadurecer nas hastes das plantas. No caso de um caráter tal como a cor da semente. As sementes eram deixadas para amadurecer nas hates das plantas. No caso de um caráter tal como a cor da semente, a classificação podia ser feitra imediatamente; mas para caracteres como a tamanho da planta pudessem ser classificados as sementes tinham que ser plantadas na estação seguinte e esperar que as plantas amadurecessem. Experiencias de hibridização foram realizadas durante várias gerações e retrocruzamentos foram feitos entre híbridos e variedades paternas puras. Mendel visualizava claramente cada problema a ser resolvido e planejava seus cruzamentos para este fim. Ele observou que as condições do tempo, do solo e da umidade afetavam as características do crescimento das plantas, mas fatores hereditários eram os maiores responsáveis pelas características das plantas.

ATIVIDADE

Como atividade tente completar o quadro abaixo e dê o P.G( proporção genotípica)e P.F.( proporção fenotípíca)

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Platyhelminthes e Nemathelmintes


Estas imagens foram retiradas da internet para fins didáticos.Professora Izabel

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Origem do Dia do Estudante

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.
smileys falando

RecadosOnline - Para gifs de Dia do Estudante, o melhor é aqui!

domingo, 9 de agosto de 2009

Meiose



Prófase I-Fase de grande duração, devido aos fenômenos que nela ocorrem e que não são observados na mitose. Os cromossomos - já com as duas cromátides.A prófase I é dividida em cinco subdivisões: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese

a)O leptóteno é a primeira subdivisão da prófase meiótica em que ocorre a individualização dos cromossomos pelo espiralamento largo dos cromonemas.
b)Momento da meiose em que os cromossomas homólogos se juntam formando pares, os integrantes desses são chamados de cromatides irmãs. Quando acontece o emparelhamento de cromossomos, ou sinapse, os cromossomos formam um bivalente.
c)Paquíteno (do grego pachýs, grosso) é uma das cinco subfases da Prófase I da meiose. Ocorre após a definição do complexo sinaptonêmico ainda na subfase leptóteno. No paquíteno, os cromossomos tornam-se mais grossos, atingindo o grau máximo de condensação, formando quatro braços bem definidos. Desses quatro braços, dois se ligam ao respectivo homólogo formando estruturas denominadas "tétrades" ou "bivalentes".
d)Diplóteno é uma fase da meiose em que os cromossomos se vão afastando e torna-se visível as áreas onde pode ocorrer uma ligação entre os cromossomas "quiasmas". Com o afastamento recíproco dos cromossomas, os quiasmas deslizam para as extremidades dos braços dos cromossomas.
e)Última fase da prófase meiotica em que ocorre a separação dos cromossomas. Já com os segmentos trocados no paquíteno, e é nessa fase da prófase em que a carioteca desaparece temporariamente.

Metáfase I-Os bivalentes ligam-se aos microtúbulos (fibrilas cromossômicas) do fuso acromático pelo centrômero, com os quiasmas no plano equatorial e os centrômeros voltados para os pólos opostos.

Obs:Deve-se ter em conta que a orientação de cada par de homólogos em relação aos pólos é ao acaso independentemente de a origem dos cromossomos ser materna ou paterna.

Anáfase I-Os cromossomos dos Bivalentes separam-se migrando cada um (com duas cromátides) para os pólos opostos – Segregação dos Homólogos.

Telófase I-Os cromossomos, após atingirem os pólos do fuso, tornam-se mais finos e forma-se em torno deles um núcleo (haplóide).

Citocinese-Pode não ocorrer – leva à formação de duas células haplóides.

Intercinese-Pode não ocorrer – caso nunca ocorra a Fase S. É um "descanso", uma fase onde a célula não realiza atividades de divisão celular.

Meiose II ou Divisão Equacional-Separação das cromátides

Prófase II-É mais rápida que a prófase I. Os cromossomos tornam-se mais condensados (caso tenham descondensado na telófase I), desaparece o núcleo e forma-se o fuso acromático.

Metáfase II-Os cromossomos ficam dispostos com os centrômeros no plano equatorial e com as cromátides voltadas cada uma para seu pólo, ligadas às fibrilas cromossômicas do fuso.

Anáfase II-Quebram-se os centrômeros, separando-se as duas cromátides, que passam a formar dois cromossomos independentes e ascendem para os pólos opostos.

Telófase II-Os cromossomos descondensam-se e forma-se de novo um núcleo em torno de cada conjunto, formando quatro células haplóides.

Citocinese-Por fim, formam-se quatro células-filhas haplóides (três células no caso da ovogênese), contendo cada uma apenas um cromossomo de cada par de homólogos (ou dos hemiomólogos)