quarta-feira, 23 de março de 2011

Termos usados em Genética

Gene: os genes são pedaços ou segmentos de DNA e que possuem a informação para a produção de uma proteína ou um polipeptídio. O DNA está situado nos cromossomos. No cromossomo, cada gene ocupa uma posição específica que é chamada de Lócus.

Alelos: São os genes que se unem para formar uma determinada característica e se encontram no mesmo lócus nos cromossomos homólogos. Por exemplo, a característica semente amarela, em ervilhas, é codificada pelos alelos VV, se homozigota e Vv, se heterozigota. Os alelos estarão sempre aos pares nos cromossomos, pois um dos alelos é proveniente de um gameta masculino e o outro de um gameta feminino.


Genótipo: é a constituição gênica de um organismo, ou seja, o conjunto de todos os genes. Geralmente é representado através de letras para simbolizar os genes, e essas letras são utilizadas quando realizamos cruzamentos.


Fenótipo: é a interação do genótipo com o ambiente. O fenótipo são as características visíveis de um organismo, por exemplo, uma pessoa tem o gene para cabelos castanhos, mas pinta-o de loiro. O genótipo desta pessoa é para cabelos castanhos, mas seu fenótipo é loiro. O mesmo pode ocorrer para cor da pele, como uma pessoa que tem o gene para pele clara, mas gosta muito de tomar sol. Então ela tem o genótipo para pele clara, mas seu fenótipo é pele morena. O mesmo pode ocorrer para inúmeras outras características, tanto morfológicas como fisiológicas, que é o caso dos grupos sanguíneos.


Homozigoto: Um indivíduo é chamado de homozigoto, ou puro, quando os alelos que codificam uma determinada característica são iguais( Exemplos: AA, aa, II, ii, XX , xx, etc). Observe que nos exemplos citados temos pares maiúsculo que são os HOMOZIGOTOS DOMINANTES e os pares minúsculos que são os HOMOZIGOTOS RECESSIVOS . As duas letras que representa os alelos são sempre iguais( as duas maiúsculas ou as duas minúsculas).


Heterozigoto: é o indivíduo que possui os dois alelos diferentes para determinar uma característica. São também chamados de híbridos (Exemplos: Aa, Ii, Xx, etc). As duas letras que representa os alelos são sempre diferentes ( uma maiúscula e a outra sempre minúscula).


Dominante: O gene dominante é aquele que determina uma característica, mesmo quando em dose simples nos genótipo, como é o caso dos heterozigotos.( Exemplos: AA ou Aa, II ou Ii, XX ou Xx)


Recessivo: é o gene que só se expressa quando em dose dupla (Exemplos: aa, ii, xx, etc sempre aos pares), pois na presença de um dominante, ele se torna inativo, como é o caso dos heterozigotos. Isso ocorre porque a proteína produzida pelo gene recessivo é defeituosa e às vezes não funcional.


Cruzamento-teste e retrocruzamento

Cruzamento-teste: quando estamos fazendo um cruzamento e não sabemos se o indivíduo dominante é homozigoto ou heterozigoto (V ? ), realizamos um cruzamento dele com um indivíduo recessivo e a resposta estará nos descendentes. Se nascerem descendentes recessivos também, indica que o progenitor é heterozigoto. Se todos os filhos tiverem o fenótipo dominante, indica que o progenitor genótipo desconhecido era homozigoto:

Como na geração F1 nasceram filhos verdes, isso indica que o amarelo testado era heterozigoto Vv, pois quando cruzamos um heterozigoto com um recessivo, 50% da prole é dominante (heterozigota) e 50% é recessiva.

Como toda a geração F1 é amarela, logo, o progenitor amarelo é homozigoto dominante. Quando cruzamos dois indivíduos homozigotos (puros), sendo um dominante e um recessivo, 100% da prole é heterozigota (híbrida).

Retrocruzamento: é um processo muito parecido com o cruzamento teste, pois utiliza a mesma técnica, porém o indivíduo recessivo utilizado no teste é de algum ancestral do indivíduo com genótipo dominante desconhecido.

Leia mais nos sites abaixo:

http://www.professorjarbasbio.com.br/genetica.htm

http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1256

3 comentários:

Karol Vasconcelos disse...

Gostei do assunto sobre termos usados em Genética, o assunto está numa linguagem bem legal e de fácil compreensão. Brigado professora!!! Deus abençõe a sua vida cada dia mais e mais e saiba que a sua vitória está por vir, pois Deus é fiel.

Karol Vasconcelos disse...

Brigado por tudo professora!!! Espero que a Senhora esteja bem. Um abração!!!

CHEAPTAP.CO.UK -- Enjoy the water, enjoy your life! disse...

Good Kitchen Sink Taps valve switch freely, while the use of Cheap Taps is not too loose or too tight; handle position, shape to be convenient to open and Waterfall Taps, that the use of the back can easily operate.