segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O TRABALHO DE MENDEL


Mendel não foi o único a realizar experimentos de hibridação, mas foi o que obteve maior sucesso, devido sua metodologia científica de matemática aplicada e ao material escolhido.

Material escolhido

Mendel escolheu ervilhas como seu organismo experimental, por ser uma planta anual que podia ser cultivada e cruzada facilmente tendo-se a possibilidade de se obter progênie abundante ocupando pouco espaço. Possuia genitores contrastantes com características bem definidas e muita variabilidade para vários caracteres. Além disso, as ervilhas contém flores perfeitas que contém ambas as partes, femininas e masculinas (produtoras de pólem), e elas são normalmente autofertilizadas, atingindo a homozigose e pureza por processo natural de propagação.

Metodologia

Mendel destacou-se por ter adotado procedimentos metodológicos científicos e criteriosos. Destacam-se os fatos de ter analisado um caráter por vez; trabalhado com pais puros; e ter quantificado os dados. Os cruzamentos foram feitos com grande cuidado, quando as ervilhas estavam em flor. Para prevenir a autofertilização nas "flores-teste", as anteras daquelas fores escolhidas para serem as flores paternais eram removidas antes que suas estraturas receptoras de pólem estivessem completamente maduras. O polem do progenitor escolhido era transferido na época apropriada para o estigma da flor designada para ser a geradora da semente. As sementes eram deixadas para amadurecer nas hastes das plantas. No caso de um caráter tal como a cor da semente. As sementes eram deixadas para amadurecer nas hates das plantas. No caso de um caráter tal como a cor da semente, a classificação podia ser feitra imediatamente; mas para caracteres como a tamanho da planta pudessem ser classificados as sementes tinham que ser plantadas na estação seguinte e esperar que as plantas amadurecessem. Experiencias de hibridização foram realizadas durante várias gerações e retrocruzamentos foram feitos entre híbridos e variedades paternas puras. Mendel visualizava claramente cada problema a ser resolvido e planejava seus cruzamentos para este fim. Ele observou que as condições do tempo, do solo e da umidade afetavam as características do crescimento das plantas, mas fatores hereditários eram os maiores responsáveis pelas características das plantas.

ATIVIDADE

Como atividade tente completar o quadro abaixo e dê o P.G( proporção genotípica)e P.F.( proporção fenotípíca)

20 comentários:

Anônimo disse...

ei a atividade prof Bel continue assim ta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

A aula foi muito interessante pois eu gostei bastante espero que tenha outras assim ou melhores
Mimi 1ºC

Anônimo disse...

Eu pensava que genética fosse um bicho de 7 cabeças, mas estou vendo que é uma maravilhaaaa!!!!



espero que continue assim!!
beijoss!!!!

Iolanda Fernanda disse...

bela atividade Tia Bel amei essa aula o assunto ficou mas claro pra mim agora.

Anônimo disse...

eu adorei a aula de hoje espero que continue assim!!



By:Daniele

Anônimo disse...

A aula foi muito legal a gente gostou muito, espero que tenha mais aulas assim.

Dayane e Damiana

Jéssyka Kelly =* disse...

Gostei muito dessa aula de hoje porque aprendi coisas interessantes e tirei as minhas duvidas sobre o assunto


BeiijãaO até outro diia :D


=/ ________________ huashuahsuhaushuahsuahsu


Ñ cuxiile ñ gata =p

Anônimo disse...

A aula de hoje foi muito interessante pq eu aprendi mas sobre genética de uma maneira divertidaa!!!



Cosma!

Iolanda Fernanda disse...

bela atividade Tia Bel amei essa aula o assunto ficou mas claro pra mim agora.

Anônimo disse...

adoramos a aula de biologia foi muuuuuuuuiiiiiittoooooooo interessante.

big bejus bruna e cassia 1c

Anônimo disse...

bela atividade Tia Bel amei essa aula o assunto ficou mas claro pra mim agora.

Anônimo disse...

professora estou amando cada vez mas as aulas de biologia estou aprendendo cada vez mas adooooooooooooorei
bjus bruna 1c

Anônimo disse...

Amei a aula de hoje adorei foi muito bom para mim e para todos.Espero que tenha varias aulas como esta outras vezes beijos de sua aluna vanesca beijocas xeruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!! thau.

vanesca disse...

Amei a aula de hoje adorei foi muito bom para mim e para todos.Espero que tenha varias aulas como esta outras vezes beijos de sua aluna vanesca beijocas xeruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!! thau.

vanesca disse...

Amei a aula de hoje adorei foi muito bom para mim e para todos.Espero que tenha varias aulas como esta outras vezes beijos de sua aluna vanesca beijocas xeruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!! thau.

Unknown disse...

Essa aula foi interessante é eu vou disser a verdade eu amei essa aula de hoje vice...

Unknown disse...

vou ser sincera na aula hoje aprendi muito mais não foi tão legal assim não...


to brincado foi MaRaa.espero que temos outras assim??

Pedro Raul C. de França disse...

aprendi mtu com a aula de oji,, mtu massa...

Unknown disse...

Continue assim pois sua aula é muito proveitosa so que deveria colocar minha foto na aula do sapo estou brincado te adoru beijooooooos

Anônimo disse...

Fantastic beat ! I wish to apprentice whilst you amend your web site, how could
i subscribe for a weblog site? The account helped me a applicable deal.

I were a little bit acquainted of this your broadcast provided vivid clear idea

Also visit my website ... screen next