domingo, 9 de agosto de 2009

Meiose



Prófase I-Fase de grande duração, devido aos fenômenos que nela ocorrem e que não são observados na mitose. Os cromossomos - já com as duas cromátides.A prófase I é dividida em cinco subdivisões: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese

a)O leptóteno é a primeira subdivisão da prófase meiótica em que ocorre a individualização dos cromossomos pelo espiralamento largo dos cromonemas.
b)Momento da meiose em que os cromossomas homólogos se juntam formando pares, os integrantes desses são chamados de cromatides irmãs. Quando acontece o emparelhamento de cromossomos, ou sinapse, os cromossomos formam um bivalente.
c)Paquíteno (do grego pachýs, grosso) é uma das cinco subfases da Prófase I da meiose. Ocorre após a definição do complexo sinaptonêmico ainda na subfase leptóteno. No paquíteno, os cromossomos tornam-se mais grossos, atingindo o grau máximo de condensação, formando quatro braços bem definidos. Desses quatro braços, dois se ligam ao respectivo homólogo formando estruturas denominadas "tétrades" ou "bivalentes".
d)Diplóteno é uma fase da meiose em que os cromossomos se vão afastando e torna-se visível as áreas onde pode ocorrer uma ligação entre os cromossomas "quiasmas". Com o afastamento recíproco dos cromossomas, os quiasmas deslizam para as extremidades dos braços dos cromossomas.
e)Última fase da prófase meiotica em que ocorre a separação dos cromossomas. Já com os segmentos trocados no paquíteno, e é nessa fase da prófase em que a carioteca desaparece temporariamente.

Metáfase I-Os bivalentes ligam-se aos microtúbulos (fibrilas cromossômicas) do fuso acromático pelo centrômero, com os quiasmas no plano equatorial e os centrômeros voltados para os pólos opostos.

Obs:Deve-se ter em conta que a orientação de cada par de homólogos em relação aos pólos é ao acaso independentemente de a origem dos cromossomos ser materna ou paterna.

Anáfase I-Os cromossomos dos Bivalentes separam-se migrando cada um (com duas cromátides) para os pólos opostos – Segregação dos Homólogos.

Telófase I-Os cromossomos, após atingirem os pólos do fuso, tornam-se mais finos e forma-se em torno deles um núcleo (haplóide).

Citocinese-Pode não ocorrer – leva à formação de duas células haplóides.

Intercinese-Pode não ocorrer – caso nunca ocorra a Fase S. É um "descanso", uma fase onde a célula não realiza atividades de divisão celular.

Meiose II ou Divisão Equacional-Separação das cromátides

Prófase II-É mais rápida que a prófase I. Os cromossomos tornam-se mais condensados (caso tenham descondensado na telófase I), desaparece o núcleo e forma-se o fuso acromático.

Metáfase II-Os cromossomos ficam dispostos com os centrômeros no plano equatorial e com as cromátides voltadas cada uma para seu pólo, ligadas às fibrilas cromossômicas do fuso.

Anáfase II-Quebram-se os centrômeros, separando-se as duas cromátides, que passam a formar dois cromossomos independentes e ascendem para os pólos opostos.

Telófase II-Os cromossomos descondensam-se e forma-se de novo um núcleo em torno de cada conjunto, formando quatro células haplóides.

Citocinese-Por fim, formam-se quatro células-filhas haplóides (três células no caso da ovogênese), contendo cada uma apenas um cromossomo de cada par de homólogos (ou dos hemiomólogos)

Um comentário:

Unknown disse...

Tia Bel esse assunto sem dúvidas éah um pouco complicado mais eu pude estudar um pouco mais e gostei mtu fikou massa, tenho ainda um pouco de dúvida no assunto, prófase 1,mais gostei mtu...