quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Alimentos ajudam na memória

Às vezes parece que nossa mente não consegue captar coisas simples do dia-dia. Exemplo: Recados que pedem para você dar para alguém, do conteúdo que a professora de Biologia kkk passou para você estudar, etc.
Talvez você sofra de problemas relacionados a memórias. Muitas vezes estes problemas tem haver com alguns nutrientes que você precisaria em sua dieta.
Escutamos muito no refeitório escolar, a lista de alimentos que os adolescentes dizem não gostar de ingerir, porém é bom estes adolescentes saberem, que muitos desses alimentos ajudariam na hora de memorizar conteúdos. Veja alguns desses alimentos que exercem papel importante no sistema nervoso central e que participam diretamente da atividade de menorização:
  • Gema de ovo
  • Peixes
  • Frutas e vegetais amarelos – Mamão, manga, pêssego, cenoura, abóbora
  • Frutas vermelhas – Morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate, também possuem pigmentos antioxidantes que combate os radicais livres e ajudam a memória.
  • Oleaginosas – castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim.
  • Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas(feijão, a lentilha, a ervilha, a fava, o grão de bico e a soja), leite e derivado.
Leia também :
http://www.cerebromente.org.br/n01/memo/memoria.htm

Mesmo longe, Sempre Perto

As aulas começaram, dessa vez não estou ai para receber vocês, como sempre fiz e como gosto de fazer. Mas gostaria que soubessem que estarei aqui. Ajudando vocês com o que eu tiver de melhor. Bjos. Em breve postarei novidades para todos e mais breve ainda voltarei à trabalhar.

sábado, 17 de abril de 2010


Os Lipídios

Ué! Que turma é essa que tá chegando aí gente!
Ah! É a turma dos lipídios.


Chegou a turma dos lipídios
que são conhecidos como simples e compostos.
Também tem os esteróides e também vão surgir todos carotenóides.

Orgânicos, são importantes,
como isolantes, reservas ou hormonais.
Insolúveis em água, de vários tipos são,
nos animais e vegetais estão.

Os simples originados
entre um álcool e ácidos graxos,
tem óleos e gorduras chamados glicerídeos,
as ceras são chamadas de cerídeos.
Chegou...

O álcool nos glicerídeos
tem 3 carbonos é chamado glicerol.
Manteiga, ovo e banha têm gordura animal,
semente que tem óleo vegetal.

O álcool já nos cerídeos
cadeia longa não é mais o glicerol.
Impermeabilizante, estão nos vegetais
também na proteção dos animais.

Chegou...

Compostos ou conjugados
ácido e álcool num radical vão se ligar
que pode ser fosfato, como fosfolipídio,
que compõe a membrana celular.

E tem outro composto
esfingomielina vai se chamar
com ácido fosfórico também o nitrogênio
no tecido nervoso vai estar.

Chegou...

Falando dos esteróides
um importante é o tal colesterol
precursor de hormônios, presente em animais,
no sangue e membrana celular.

Também um esteróide
interessante é chamado ergosterol
que sob ação do sol, vou ver aparecer,
a tão falada vitamina D.

E os carotenóides
na fotossíntese já vão auxiliar
e olhe o caroteno que vai originar
a conhecida vitamina A.

Chegou...

Legal, né? Agora vocês já sabem como são classificados os lipídios.
Ficou fácil. Valeu moçada!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Aprendendo com o Fazer (Sistema ABO e Fator Rh) 3º ANO

Aprendendo Cantando ( Carboidratos)

Os Carboidratos
Carboidrato que é açúcar
de energia é fonte principal.
Também aparece como reserva
e uma função que é chamada estrutural.
Observando o carboidrato dá pra ver
que ele basicamente tem na composição
carbono, hidrogênio, oxigênio e pode ter
enxofre, fósforo ou nitrogênio.
Hidratos de carbono, sacarídeos e glucídios
são nomes que freqüentemente aparecerão.
Tem mono, tem o di e tem polissacarídeos
separados na classificação.

Carboidrato...
Desoxirribose e ribose já serão
dois monossacarídeos com função estrutural.
Glicose, frutose, galactose quem diria
três monos que são fontes de energia.
Nos monossacarídeos radicais distinguirão
se for cetona ele é poliidroxicetona,
se for aldeído ele é poliidroxialdeído,
não quero mais errar essa questão.
Carboidrato...
Dissacarídeos são dois monos que já se uniram
e liberaram água nessa união legal.
Quando dissacarídeo é então hidrolisado
portanto são dois monos liberados.
Alguns exemplos de dissacarídeos vamos ter
os mais comuns suas funções nós vamos ver:
maltose, lactose, sacarose, energia;
celubiose é estrutural.
Carboidrato...
Pra encerrar vamos falar dos polissacarídeos,
a união de vários monossacarídeos são.
Presentes em reservas, em estruturas e energia,
nos animais e vegetais estão.
Formando as carapaças aparece a quitina,
amido é reserva presente no vegetal,
o glicogênio é reserva que tá no animal,
celulose na parede celular.
Carboidrato...

Letra: Paulo Alexandre/ Música: Julhinho Carvalho



quarta-feira, 7 de abril de 2010

sexta-feira, 26 de março de 2010

Descobrindo com Prática ( 2ºANO)







Fizemos uma aula prática de observação de larvas de mosquitos,
selecionamos fases do estágio de desenvolvimento larvário e
observamos ao microscópio. As fotos mostram que alguns alunos
se entusiasmaram bastante com o aprender praticando.


sábado, 20 de março de 2010

Paródia: AS VITAMINAS


Aí moçada, vamos falar de vitaminas.

Quem é que tá com fome aí? Não quero ver ninguém dormindo na minha aula.

Todo mundo cantando pra aprender.


Me dá que eu quero. Eu quero o quê? Quero papar. Vamos lá!

Essa matéria e passar no vestibular.

Acelera aí moçada, tá muito devagar.

Eu quero, quero papar. Tem um cara dormindo aí, pô!

Essa matéria e passar no vestibular.

Vamos lá, todo mundo agora!


Lá vêm as vitaminas importantes elas são

no papel de coenzimas muitas aparecerão.

Composto orgânico de muita utilidade

normalmente usado em pequenas quantidades,

processos metabólicos já vão participar,

portanto estarão na atividade celular.

Podendo ser solúveis em água ou lipídios,

faltando vitaminas as carências vamos ter.


Me dá que eu quero. Quero papar.

Essa matéria e passar no vestibular.


Chamando hidrossolúvel, traz a vitamina C

e as do complexo B como a rutina, biotina e a niacina,

serão hidrossolúveis todas essas vitaminas.

Antixeroftálmica é a vitamina A,

previne a cegueira e o olha ressecar.

Tiamina é a B1 pra não paralisar,

não inflamar os nervos, beribéri afastar.


Me dá...


B2 é conhecida como riboflavina,

carência irrita a boca, mucosa, nariz e língua.

A piridoxina é chamada de B6,

impede os distúrbios, dermatite em vocês.

Cianocobalamina ou B12 vou contar,

formando as hemácias. Anemia sai pra lá!

Com a vitamina C escorbuto não vai dar,

não vai sangrar gengiva e as dores vão parar.

Me dá...

Contra o raquitismo toma a vitamina D.

Fortalece seus dentinhos, faz o osso enrijecer.

Pra não ficar estéril, a vitamina E.

Já pode dar no couro que o bicho vai crescer.

A anti-hemorrágica é a vitamina K.

Cuidado que o seu sangue pode não coagular.

E com a niacina sem pelagra ou 3 D,

diarréia, dermatite e demência não vou ter.


Me dá...


Também a biotina que é a vitamina H

previne dermatite e também dor muscular.

Rutina é chamada vitamina P,

fortalecendo vasos, sem varizes vou viver.

Finalizando tudo quero mais é entender

e sobre as vitaminas muita coisa vou saber.

Com isso vou cantando, assim vou aprender,

com esse rock’n roll dá vontade de comer.


Me dá...


Aí moçada! Essa é a música das vitaminas.

Todo mundo. Vamos comer aí. Oh!


Letra: Paulo Alexandre/ Música: Julhinho Carvalho

Conhecendo o Laboratório






Conhecendo o Laboratório

As aulas no laboratório de Biologia iniciaram com muito entusiasmo. Os alunos receberam as informações principais sobre como serão conduzidas as aulas nesse espaço didático.

Regras de conduta em um Laboratório


* Ter uma conduta responsável no laboratório;
* Seguir cuidadosamente todas as instruções verbais e escritas;
* Nunca trabalhar sozinho. Nenhum aluno pode trabalharno laboratório sem a presença do professor;
* Quando se entra no laboratório, não tocar no equipamento, reagentes ou outros materiais até receber as intrunções para esse efeito;
* Não comer, beber ou mastigar pastilha elástica no laboratório. Não usar material de laboratório para conter comida ou bebida;
* Realizar somente as experiências autorizadas pelo professor. As experiências não autorizadas são proibidas;
* Estar preparado para o trabalho no laboratório. Ler com atenção todos os procedimentos;
* Não brincar no laboratório. Todas as partidas e brincadeiras são perigosas e proibidas;
* As áreas de trabalho devem ser mantidas limpar e arrumadas;
* Manter passagens livres. Colocar as mochilas fora da área de circulação. Arrumar o banco quando não for usado;
* Conhecer os locais e procedimentos de equipamento de segurança, incluindo o estojo de primeiros socorros, estação de lavagem de olhos, chuveiro de segurança, extintor e manta antiincêndio. Conhecer as saídas de emergência e a localização do alarme de incêndio;
* Estar alerta e proceder sempre com cautela no laboratório;
* Informar imediatamente ao professor sobre condições inseguras observadas;
* Os rótulos e instruções de equipamento devem ser lidos cuidadosamente, antes da atividade;
* Manter as mãos afastadas da cara, olhos, boca e corpo enquanto usar reagentes;
* Saber que se houver uma evacuação durante uma aula em laboratório, os frascos, as válvulas de gás e os equipamentos elétricos devem ser fechados;
* Vestir adequadamente durante uma atividade laboratorial e nao utilizar roupa larga. Se tiver o cabelo comprido deve amarrá-lo;
* Os sapatos devem cobrir completamente o pé. Não são permitidas sandálias;
* Informar imediatamente o professor de qualquer acidente (derrames, quebra de material, etc.) ou ferida (corte, queimadura, etc.), mesmo que seja aparentemente sem importância;

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ATENÇÃO



AVISOS
1º de fevereiro - Volta dos professores para a Formação
2 de fevereiro - Segundo dia de Formação para os professores
3 de fevereiro - Início das aulas - APENAS PARA OS NOVATOS/1º ano
8 de fevereiro - Início das aulas para o 2º e o 3ºano

Mais informações:
3628 -8836
3628 - 4424

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Galvão no Ciência Jovem



Durantes os dias 28, 29 e 30 de outubro participamos da XV edição do Ciência Jovem, com o projeto HOJE-Horta Orgânica-Jovens Estudantes, desenvolvidos pelos alunos do 2º E.G de nossa Escola, orientados pelas professoras Izabel Cristina e Márcia Andréa. O projeto foi apresentado pelos alunos: David Cabral e Vanderson Altieres. Foram acompanhados pela professora orientadora Izabel Cristina (Professora de Biologia) e pelo professor e amigo Paulo Barros (Professor de Fisíca).

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O TRABALHO DE MENDEL


Mendel não foi o único a realizar experimentos de hibridação, mas foi o que obteve maior sucesso, devido sua metodologia científica de matemática aplicada e ao material escolhido.

Material escolhido

Mendel escolheu ervilhas como seu organismo experimental, por ser uma planta anual que podia ser cultivada e cruzada facilmente tendo-se a possibilidade de se obter progênie abundante ocupando pouco espaço. Possuia genitores contrastantes com características bem definidas e muita variabilidade para vários caracteres. Além disso, as ervilhas contém flores perfeitas que contém ambas as partes, femininas e masculinas (produtoras de pólem), e elas são normalmente autofertilizadas, atingindo a homozigose e pureza por processo natural de propagação.

Metodologia

Mendel destacou-se por ter adotado procedimentos metodológicos científicos e criteriosos. Destacam-se os fatos de ter analisado um caráter por vez; trabalhado com pais puros; e ter quantificado os dados. Os cruzamentos foram feitos com grande cuidado, quando as ervilhas estavam em flor. Para prevenir a autofertilização nas "flores-teste", as anteras daquelas fores escolhidas para serem as flores paternais eram removidas antes que suas estraturas receptoras de pólem estivessem completamente maduras. O polem do progenitor escolhido era transferido na época apropriada para o estigma da flor designada para ser a geradora da semente. As sementes eram deixadas para amadurecer nas hastes das plantas. No caso de um caráter tal como a cor da semente. As sementes eram deixadas para amadurecer nas hates das plantas. No caso de um caráter tal como a cor da semente, a classificação podia ser feitra imediatamente; mas para caracteres como a tamanho da planta pudessem ser classificados as sementes tinham que ser plantadas na estação seguinte e esperar que as plantas amadurecessem. Experiencias de hibridização foram realizadas durante várias gerações e retrocruzamentos foram feitos entre híbridos e variedades paternas puras. Mendel visualizava claramente cada problema a ser resolvido e planejava seus cruzamentos para este fim. Ele observou que as condições do tempo, do solo e da umidade afetavam as características do crescimento das plantas, mas fatores hereditários eram os maiores responsáveis pelas características das plantas.

ATIVIDADE

Como atividade tente completar o quadro abaixo e dê o P.G( proporção genotípica)e P.F.( proporção fenotípíca)

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Platyhelminthes e Nemathelmintes


Estas imagens foram retiradas da internet para fins didáticos.Professora Izabel

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Origem do Dia do Estudante

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.
smileys falando

RecadosOnline - Para gifs de Dia do Estudante, o melhor é aqui!

domingo, 9 de agosto de 2009

Meiose



Prófase I-Fase de grande duração, devido aos fenômenos que nela ocorrem e que não são observados na mitose. Os cromossomos - já com as duas cromátides.A prófase I é dividida em cinco subdivisões: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese

a)O leptóteno é a primeira subdivisão da prófase meiótica em que ocorre a individualização dos cromossomos pelo espiralamento largo dos cromonemas.
b)Momento da meiose em que os cromossomas homólogos se juntam formando pares, os integrantes desses são chamados de cromatides irmãs. Quando acontece o emparelhamento de cromossomos, ou sinapse, os cromossomos formam um bivalente.
c)Paquíteno (do grego pachýs, grosso) é uma das cinco subfases da Prófase I da meiose. Ocorre após a definição do complexo sinaptonêmico ainda na subfase leptóteno. No paquíteno, os cromossomos tornam-se mais grossos, atingindo o grau máximo de condensação, formando quatro braços bem definidos. Desses quatro braços, dois se ligam ao respectivo homólogo formando estruturas denominadas "tétrades" ou "bivalentes".
d)Diplóteno é uma fase da meiose em que os cromossomos se vão afastando e torna-se visível as áreas onde pode ocorrer uma ligação entre os cromossomas "quiasmas". Com o afastamento recíproco dos cromossomas, os quiasmas deslizam para as extremidades dos braços dos cromossomas.
e)Última fase da prófase meiotica em que ocorre a separação dos cromossomas. Já com os segmentos trocados no paquíteno, e é nessa fase da prófase em que a carioteca desaparece temporariamente.

Metáfase I-Os bivalentes ligam-se aos microtúbulos (fibrilas cromossômicas) do fuso acromático pelo centrômero, com os quiasmas no plano equatorial e os centrômeros voltados para os pólos opostos.

Obs:Deve-se ter em conta que a orientação de cada par de homólogos em relação aos pólos é ao acaso independentemente de a origem dos cromossomos ser materna ou paterna.

Anáfase I-Os cromossomos dos Bivalentes separam-se migrando cada um (com duas cromátides) para os pólos opostos – Segregação dos Homólogos.

Telófase I-Os cromossomos, após atingirem os pólos do fuso, tornam-se mais finos e forma-se em torno deles um núcleo (haplóide).

Citocinese-Pode não ocorrer – leva à formação de duas células haplóides.

Intercinese-Pode não ocorrer – caso nunca ocorra a Fase S. É um "descanso", uma fase onde a célula não realiza atividades de divisão celular.

Meiose II ou Divisão Equacional-Separação das cromátides

Prófase II-É mais rápida que a prófase I. Os cromossomos tornam-se mais condensados (caso tenham descondensado na telófase I), desaparece o núcleo e forma-se o fuso acromático.

Metáfase II-Os cromossomos ficam dispostos com os centrômeros no plano equatorial e com as cromátides voltadas cada uma para seu pólo, ligadas às fibrilas cromossômicas do fuso.

Anáfase II-Quebram-se os centrômeros, separando-se as duas cromátides, que passam a formar dois cromossomos independentes e ascendem para os pólos opostos.

Telófase II-Os cromossomos descondensam-se e forma-se de novo um núcleo em torno de cada conjunto, formando quatro células haplóides.

Citocinese-Por fim, formam-se quatro células-filhas haplóides (três células no caso da ovogênese), contendo cada uma apenas um cromossomo de cada par de homólogos (ou dos hemiomólogos)

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Estudando um pouco mais - Mitose

01. Indicar as fases da mitose em que ocorrem os fenômenos abaixo citados:

1.Intérfase a) aumento do volume nuclear
2. metáfaseb) condensação máxima dos cromossomos
3. anáfasec) divisão dos centrômeros
4.telófase d) divisão do citoplasma
5.Prófase e) migração polar dos cromossomos

02. Em que fase da vida celular os cromossomos são mais facilmente visíveis? Por quê? Metáfase porque é a fase que os cromossomos chegam a condensação máxima

03. No final da mitose, a reconstituição da carioteca (envoltório nuclear) está mais intimamente relacionada com:

X) Retículo endoplasmático

b) Complexo de Golgi

c) Mitocôndria

d) Lisossomo

e) Membrana citoplasmática

04. O gráfico abaixo representa a distância entre pares de cromossomos homólogos durante a mitose. A anáfase inicia-se aos:


X) 15 minutos

b) 18 minutos

c) 20 minutos

d) 25 minutos

e) 30 minutos

05. Os esquemas I, II e III representam diferentes estágios da mitose.



Com relação a estes estágios afirma-se:

1) O esquema III representa o estágio de anáfase.

2) O esquema II representa o estágio de metáfase.

3) É durante o estágio representado pelo esquema II que ocorre o rompimento do envoltório nuclear.

4) É durante o estágio representado pelo esquema I que ocorre a separação das cromátides irmãs.

5) Durante a divisão celular, o estágio representado pelo esquema III precede o estágio representado pelo esquema I.

6) Durante a divisão celular, o estágio representado pelo esquema II precede o estágio representado pelo esquema III.

Quais são as afirmações corretas:

X) apenas 3, 4, 5 e 6

b) todas

c) apenas 1, 2, 3, e 5

d) nenhuma

e) apenas 1 , 3 5 e 6

Informativo



O primeiro caso de gripe suína (Gripe A), surgiu no México, uma mulher de 39 anos, era fiscal de censo, trabalhava de porta em porta, numa cidade de nome Oaxaca, à 400 quilômetros da capital mexicana. No dia 08 de abril ela foi internada com diarréia e problemas respiratórios.

Os tratamentos convencionais aplicados a ela não surtiram efeito e após cinco dias a mulher veio a falecer. Outras pessoas com o mesmos sintomas surgiram, então os médicos enviaram secreção para análise no centro de vigilância epidemiológica nos EUA e constataram o vírus tipo A, subtipo H1N1, semelhante ao da gripe Espanhola, que causou uma pandemia no ano de 1918.

Os vírus do tipo B e C são menos agressivos e são chamados de gripes comuns. Enquanto que a do tipo A provêm de animais, assim como esse vírus atual, que veio do porco, são mais agressivos o H significa Hemaglutinina e N, Neuraminidase(proteínas). Todos os vírus de gripes tem em sua composição estas duas proteínas, claro que o que diferem elas entre uma e outra é a posição que essas duas proteínas estão distribuídas na estrutura.

Os sintomas de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1) nos seres humanos são normalmente semelhantes aos provocados pela gripe sazonal:

Febre
Sintomas respiratórios (tosse, nariz entupido)
Dor de garganta
Possibilidade de ocorrência de outros sintomas:
Dores corporais ou musculares
Dor de cabeça
Arrepios
Fadiga
Vómitos ou diarreia [embora não sendo típicos na gripe sazonal, têm sido verificados em alguns dos casos recentes de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v]
Medidas de protecção e prevenção
Evite o contacto próximo com pessoas com gripe! Procure não estar na presença de pessoas com gripe. Se ficar doente, mantenha-se afastado dos outros, pelo menos a 1 metro de distância, para protegê-los de adoecer também.

Se ficar doente, permaneça em casa! Se estiver com sintomas de gripe, fique em casa e contacte a Linha Saúde 24, pelo número 808 24 24 24, de forma a proteger-se e evitar o contágio a outras pessoas.

Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel! Para impedir que outras pessoas venham a adoecer, é muito importante, quando tossir ou espirrar, que cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o antebraço, mas nunca com a mão! De imediato, deposite no lixo o lenço utilizado.

Lave as mãos frequentemente com água e sabão! É fundamental lavar as mãos com frequência, com água e sabão em abundância, durante 20 segundos, pelo menos, em particular depois de tossir ou espirrar. Em alternativa, pode usar toalhetes à base de álcool.

Evite o contacto das mãos com os olhos, nariz e boca! Procure não tocar nos olhos, nariz e boca sem ter lavado as mãos, porque o contacto destas com superfícies ou objectos contaminados é uma forma frequente de transmissão da doença.

Limpe frequentemente as superfícies ou objectos mais sujeitos a contacto com as mãos! É necessário manter limpas, com um produto de limpeza comum, as superfícies sujeitas a contacto manual muito frequente, tais como mesas de trabalho e maçanetas das portas.

Estas medidas são também muito importantes nas crianças! Na prevenção do contágio nas crianças, é muito importante assegurarmo-nos de que estas medidas também são respeitadas por elas.


Se adoecer, assegure-se de que terá o apoio de outras pessoas! É importante saber a quem poderá pedir ajuda, em caso de necessidade.

Fonte: ECDC, Estocolmo, Maio 2009. Traduzido pela Direcção-Geral da Saúde.

Acompanhe toda a informação: comunicados, recomendações, plano de contingência, notícias pelo site
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/saude+publica/gripe/virus+h1h1.htm#a10

Todos Contra a Dengue

Os alunos se envolveram bastante no Projeto SOU CIDADÃO E PARA A DENGUE DIGO NÃO. Mostrando que o combate a dengue se faz com ação, consciência e informação. O projeto teve como objetivo desenvolver atitudes de cooperação no combate e prevenção dos berçários para o mosquito ( Aedes aegypti) vetor da doença.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Preparando para o vestibular - 2º Ano

1. (U. Taubaté-SP) Invertebrados fixos, sem órgãos, com digestão exclusivamente intracelular, com larva ciliada livre e natante. Trata-se
de:
a) protozoários.
X) espongiários.
c) equinodermos.
d) nematelmintos.
e) celenterados.


2. (F. F. Celso Lisboa-RJ) As esponjas apresentam habitat:
a) totalmente marinho.
X) totalmente aquático.
c) água doce e terra úmida.
d) totalmente água doce.
e) totalmente terrestre.

3. (UFPA) Nas esponjas a digestão é toda intracelular. As células que se encarregam da captura e digestão dos alimentos são denominadas:
X) coanócitos.
b) amebócitos.
c) porócito.
d) escleroblastos.
e) espongioblastos.

4. (F. C. Chagas-SP) As células que revestem externamente as esponjas e as que revestem a espongiocele são, respectivamente:
a) amebócitos e espículas.
X) pinacócitos e coanócitos.
c) coanócitos e pinacócitos.
d) arqueócitos e espículas.
e) pinacócitos e amebócitos.

5. (UNIRIO-RJ) Qual das alternativas abaixo justifica a classificação das esponjas no sub-reino Parazoa?
a) Ausência de epiderme
b) Ocorrência de fase larval
X) Inexistência de órgãos ou de tecidos bem definidos
d) Habitat exclusivamente aquático
e) Reprodução unicamente assexuada

6. (Fuvest-SP) A característica abaixo que não condiz com os poríferos é:
a) respiração e excreção por difusão direta.
b) obtenção de alimentos a partir das partículas trazidas pela água que penetra através dos óstios.
c) habitat aquático, vivendo presos ao fundo.
X) células organizadas em tecidos bem definidos.
e) alta capacidade de regeneração.