quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Informativo



O primeiro caso de gripe suína (Gripe A), surgiu no México, uma mulher de 39 anos, era fiscal de censo, trabalhava de porta em porta, numa cidade de nome Oaxaca, à 400 quilômetros da capital mexicana. No dia 08 de abril ela foi internada com diarréia e problemas respiratórios.

Os tratamentos convencionais aplicados a ela não surtiram efeito e após cinco dias a mulher veio a falecer. Outras pessoas com o mesmos sintomas surgiram, então os médicos enviaram secreção para análise no centro de vigilância epidemiológica nos EUA e constataram o vírus tipo A, subtipo H1N1, semelhante ao da gripe Espanhola, que causou uma pandemia no ano de 1918.

Os vírus do tipo B e C são menos agressivos e são chamados de gripes comuns. Enquanto que a do tipo A provêm de animais, assim como esse vírus atual, que veio do porco, são mais agressivos o H significa Hemaglutinina e N, Neuraminidase(proteínas). Todos os vírus de gripes tem em sua composição estas duas proteínas, claro que o que diferem elas entre uma e outra é a posição que essas duas proteínas estão distribuídas na estrutura.

Os sintomas de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1) nos seres humanos são normalmente semelhantes aos provocados pela gripe sazonal:

Febre
Sintomas respiratórios (tosse, nariz entupido)
Dor de garganta
Possibilidade de ocorrência de outros sintomas:
Dores corporais ou musculares
Dor de cabeça
Arrepios
Fadiga
Vómitos ou diarreia [embora não sendo típicos na gripe sazonal, têm sido verificados em alguns dos casos recentes de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v]
Medidas de protecção e prevenção
Evite o contacto próximo com pessoas com gripe! Procure não estar na presença de pessoas com gripe. Se ficar doente, mantenha-se afastado dos outros, pelo menos a 1 metro de distância, para protegê-los de adoecer também.

Se ficar doente, permaneça em casa! Se estiver com sintomas de gripe, fique em casa e contacte a Linha Saúde 24, pelo número 808 24 24 24, de forma a proteger-se e evitar o contágio a outras pessoas.

Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel! Para impedir que outras pessoas venham a adoecer, é muito importante, quando tossir ou espirrar, que cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o antebraço, mas nunca com a mão! De imediato, deposite no lixo o lenço utilizado.

Lave as mãos frequentemente com água e sabão! É fundamental lavar as mãos com frequência, com água e sabão em abundância, durante 20 segundos, pelo menos, em particular depois de tossir ou espirrar. Em alternativa, pode usar toalhetes à base de álcool.

Evite o contacto das mãos com os olhos, nariz e boca! Procure não tocar nos olhos, nariz e boca sem ter lavado as mãos, porque o contacto destas com superfícies ou objectos contaminados é uma forma frequente de transmissão da doença.

Limpe frequentemente as superfícies ou objectos mais sujeitos a contacto com as mãos! É necessário manter limpas, com um produto de limpeza comum, as superfícies sujeitas a contacto manual muito frequente, tais como mesas de trabalho e maçanetas das portas.

Estas medidas são também muito importantes nas crianças! Na prevenção do contágio nas crianças, é muito importante assegurarmo-nos de que estas medidas também são respeitadas por elas.


Se adoecer, assegure-se de que terá o apoio de outras pessoas! É importante saber a quem poderá pedir ajuda, em caso de necessidade.

Fonte: ECDC, Estocolmo, Maio 2009. Traduzido pela Direcção-Geral da Saúde.

Acompanhe toda a informação: comunicados, recomendações, plano de contingência, notícias pelo site
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/saude+publica/gripe/virus+h1h1.htm#a10

13 comentários:

Érika disse...

Você deve ter bastante cuidado pois a gripe suína está ai. A escola está fazendo sua parte,já entregou copinhos e além disso nos mostra como ter cuidado!!
Não empreste seu copinho e nem objetos pessoais............

CUIDE-SE!!!

Anônimo disse...

A Escola Galvão esta nos ajudado a combater a AH1N1 de uma maneira muito interessante pois a escola estar distribuindo copos para que nos não colocarmos a boca nos bebedouros
para que não acha o risco de contaminação.




Cássia moura 1C

Unknown disse...

A escola está ajudando bastante nesse caso do vírus A-H1N1, Pois eles estão nos dando sempre informações sobre esse vírus e dessa maneira acabou um pouco com a preocupação de muitas pessoas que não se mantinham informados e eu também.
Emilce 1ºC

Unknown disse...

A escola Galvão mas uma vez esta combatendo mas um caso seríssimo que esta ocorrendo no nosso mundo uma doença que esta matando varias pessoas em todo lugar do Brasil por isso faça como nós alunos dessa escola se previna qualquer sintomas que voce estiver sentindo rapidamente vá ao posto de saúde mas próximo de sua casa ou cidade obrigado pela sua atenção.

Bruna 1´c´

Unknown disse...

A escola Galvão está nos ajudando a combater a AH1N1, distribuindo copos para cada estudante e dando orientações a todos estudantes da escola para não pegar esse vírus que está solto pelo ar.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Nós temos que ter cuidado com a gripe suína que estar ai, pois a escola está cuidado disso para que nós nos cuidarmos.

Unknown disse...

A escola esta fazendo sua parte, esta informando os alunos a lidar com essa nova gripe.
e se cuidar, pois a gripe (h1n1)esta matando
agente tem que se cuidar...

thamyres mayara disse...

A escola está fazendo a sua parte no caso da H1N1,pois está debatendo o assunto diariamente e nos ajudando a combate-la basta nós alunos e professores fazer nossa parte mesmo fora da escola.
Evitando uma possível gripe suína evitamos morrer e tornar mais um caso no Brasil,ou seja ficar famoso na sua cidades,estado...

Anônimo disse...

A escola esta fazendo a sua parte faça você a sua ,a gripe ja esta ai chegou nas escolas publicas

Anônimo disse...

Os professores e diretor está contribuindo à nos estudantes dando recomendações para nos prevenir da gripe suína.

Unknown disse...

nos devemos ter consciência e se prevenir contra pois essa gripe esta matando muita gente, precisamos nos cuidar, cuide-se você
também..........

Anônimo disse...

A escola está fazendo a sua parte basta nós alunos fazer nossa parte também fora da escola e orientar também aqueles amigas(os) e Vizinhos(as) a fazer também sua parte


Mariliana ''1 EG C''