segunda-feira, 28 de março de 2011

Treinando para o Vestibular ( 3º ano )

TENTEM FAZER OS EXERCÌCIOS QUE SEXTA POSTAREI O GABARITO.

01 - (UEPB PB)
Sobre o vocabulário genético, associe corretamente:

I. genótipo
II. fenótipo
III. gene
IV. heredograma

A. É a montagem de um grupo familiar com o uso de símbolos, também conhecido como genealogia, mapa familiar ou pedigree.
B. Cada segmento de DNA capaz de transcrever sua mensagem em uma molécula de RNA.
C. É a constituição genética de um organismo, ou seja, o conjunto de alelos que ele herdou dos genitores.
D. São as características internas ou externas de um ser vivo, geneticamente determinadas.

Assinale a alternativa correta:
a) I-A ; II-B ; III-D ; IV-C
b) I-C ; II-D ; III-B ; IV-A
c) I-B ; II-A ; III-D ; IV-C
d) I-A ; II-C ; III-B ; IV-D
e) I-D ; II-B ; III-A ; IV-C

02 - (UFC CE)
Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses, Mendel usou este tipo de vegetal porque:
a) o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação.
b) a semente apresenta apenas dois cotilédones, que absorvem as reservas alimentares para a nutrição do embrião e o desenvolvimento das ervilhas.
c) as características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e assim possibilitam a observação das características genéticas puras.
d) os grãos de pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas modificadas situam-se muito próximas umas das outras.
e) o número de descendentes por geração é pequeno e as gerações são longas, o que facilita a observação das características da flor e da semente.


03 - (UFC CE)
Alguns estudos com gêmeos idênticos mostraram que o QI, a altura e os talentos artísticos podem ser diferentes entre esses indivíduos. A melhor explicação para essas diferenças é que:
a) a hereditariedade e o ambiente não possuem influência sobre a expressão dos fenótipos.
b) o ambiente e os genes interagem no desenvolvimento e expressão das características herdadas.
c) o genótipo dos gêmeos depende da interação da dieta e do controle hormonal.
d) as características QI, altura e talentos artísticos dependem apenas do ambiente.
e) os alelos responsáveis por essas características possuem efeito fenotípico múltiplo.


04 - (UFPI/PI)
As células musculares são diferentes das células nervosas porque:
a) contêm genes diferentes.
b) possuem maior número de genes.
c) usam códigos genéticos diferentes.
d) possuem menor número de genes.
e) expressam genes diferentes.

05- (Unifor/CE/C.Específicos/Janeiro)
Em ervilhas, a cor dos cotilédones de sementes é determinada por um par de alelos. O alelo que determina sementes amarelas V é dominante sobre o que determina sementes verdes v. Um pé de ervilha formou uma vagem com sementes amarelas e sementes verdes. Isso significa que a flor que formou essa vagem apresentava oosferas
a) VV - pólen vv
b) VV e vv - pólen vv
c) Vv - pólen Vv e vv
d) V e v - pólen V e v
e) V - pólen v

06 - (Ufrn RN)
Em ervilhas, a cor amarela é dominante em relação à verde.
Do cruzamento de heterozigotos, nasceram 720 descendentes.
Assinale a opção cujo número corresponde à quantidade de descendentes amarelos.
a) 360
b) 540
c) 180
d) 720

07 - (Unifor CE/CG/Janeiro)
Um estudante, ao iniciar o curso de Genética, anotou o seguinte:

I. Cada caráter hereditário é determinado por um par de fatores e, como estes se separam na formação dos gametas, cada gameta recebe apenas um fator do par.
II. Cada par de alelos presentes nas células diplóides separa-se na meiose, de modo que cada célula haplóide só recebe um alelo do par.
III. Antes da divisão celular se iniciar, cada molécula de DNA se duplica e, na mitose, as duas moléculas resultantes se separam, indo para células diferentes.

A primeira lei de Mendel está expressa em:
a) I, somente.
b) II, somente.
c) I e II, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.

08 - (Ufrn RN)
Tanto o indivíduo homozigoto para genes dominantes quanto o heterozigoto exibem a mesma característica fenotípica, sendo, portanto, fenotipicamente indistinguíveis. Para determinar seus genótipos, utiliza-se:
a) Cruzamento com indivíduos homozigotos dominantes
b) Estudo do cariótipo
c) Exame de sangue
d) “Crossing- Over”
e) Cruzamento teste


09 - (Unimes SP)
A cor da porção suculenta do caju é determinada por um par de alelos. O alelo recessivo condiciona cor amarela e o alelo dominante, cor vermelha. Qual a porcentagem esperada para coloração dos pseudofrutos dos cajueiros, resultante de cruzamentos entre plantas
heterozigóticas com pseudofrutos vermelhos?
a) 50% cajus vermelhos e 50% cajus amarelos.
b) 25% cajus vermelhos e 75% cajus amarelos.
c) 75% cajus vermelhos e 25% cajus amarelos.
d) 100% cajus vermelhos.
e) 100% cajus amarelos.

10 - (PUC PR)
Quando duas populações da espécie vegetal 'Zea mays' (milho), uma homozigota para o alelo dominante (AA) e uma homozigota para um alelo recessivo (aa), são cruzadas, toda a descendência da primeira geração (F1) assemelha-se ao tipo parental dominante (Aa), embora seja heterozigota. Porém, quando a geração F1 se intercruza, a proporção fenotípica mendeliana 3:1 aparecerá na geração F2, pois os genótipos serão:
a) 1/2 AA e 1/2 aa
b) 1/4 AA, 1/2 Aa e 1/4 aa
c) 1/3 AA e 1/4 aa
d) 1/4 Aa, 1/2 AA e 1/4 aa
e) É impossível determinar os genótipos utilizando os dados acima.

Quero saber através de postagens quantos pontos vc conseguiu fazer de um total de 10 pontos. Seja sincero. O que é importante nesse estágio é treinar. Vamos nessa?
AS RESPOSTAS ESTÃO DESTACADAS.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Termos usados em Genética

Gene: os genes são pedaços ou segmentos de DNA e que possuem a informação para a produção de uma proteína ou um polipeptídio. O DNA está situado nos cromossomos. No cromossomo, cada gene ocupa uma posição específica que é chamada de Lócus.

Alelos: São os genes que se unem para formar uma determinada característica e se encontram no mesmo lócus nos cromossomos homólogos. Por exemplo, a característica semente amarela, em ervilhas, é codificada pelos alelos VV, se homozigota e Vv, se heterozigota. Os alelos estarão sempre aos pares nos cromossomos, pois um dos alelos é proveniente de um gameta masculino e o outro de um gameta feminino.


Genótipo: é a constituição gênica de um organismo, ou seja, o conjunto de todos os genes. Geralmente é representado através de letras para simbolizar os genes, e essas letras são utilizadas quando realizamos cruzamentos.


Fenótipo: é a interação do genótipo com o ambiente. O fenótipo são as características visíveis de um organismo, por exemplo, uma pessoa tem o gene para cabelos castanhos, mas pinta-o de loiro. O genótipo desta pessoa é para cabelos castanhos, mas seu fenótipo é loiro. O mesmo pode ocorrer para cor da pele, como uma pessoa que tem o gene para pele clara, mas gosta muito de tomar sol. Então ela tem o genótipo para pele clara, mas seu fenótipo é pele morena. O mesmo pode ocorrer para inúmeras outras características, tanto morfológicas como fisiológicas, que é o caso dos grupos sanguíneos.


Homozigoto: Um indivíduo é chamado de homozigoto, ou puro, quando os alelos que codificam uma determinada característica são iguais( Exemplos: AA, aa, II, ii, XX , xx, etc). Observe que nos exemplos citados temos pares maiúsculo que são os HOMOZIGOTOS DOMINANTES e os pares minúsculos que são os HOMOZIGOTOS RECESSIVOS . As duas letras que representa os alelos são sempre iguais( as duas maiúsculas ou as duas minúsculas).


Heterozigoto: é o indivíduo que possui os dois alelos diferentes para determinar uma característica. São também chamados de híbridos (Exemplos: Aa, Ii, Xx, etc). As duas letras que representa os alelos são sempre diferentes ( uma maiúscula e a outra sempre minúscula).


Dominante: O gene dominante é aquele que determina uma característica, mesmo quando em dose simples nos genótipo, como é o caso dos heterozigotos.( Exemplos: AA ou Aa, II ou Ii, XX ou Xx)


Recessivo: é o gene que só se expressa quando em dose dupla (Exemplos: aa, ii, xx, etc sempre aos pares), pois na presença de um dominante, ele se torna inativo, como é o caso dos heterozigotos. Isso ocorre porque a proteína produzida pelo gene recessivo é defeituosa e às vezes não funcional.


Cruzamento-teste e retrocruzamento

Cruzamento-teste: quando estamos fazendo um cruzamento e não sabemos se o indivíduo dominante é homozigoto ou heterozigoto (V ? ), realizamos um cruzamento dele com um indivíduo recessivo e a resposta estará nos descendentes. Se nascerem descendentes recessivos também, indica que o progenitor é heterozigoto. Se todos os filhos tiverem o fenótipo dominante, indica que o progenitor genótipo desconhecido era homozigoto:

Como na geração F1 nasceram filhos verdes, isso indica que o amarelo testado era heterozigoto Vv, pois quando cruzamos um heterozigoto com um recessivo, 50% da prole é dominante (heterozigota) e 50% é recessiva.

Como toda a geração F1 é amarela, logo, o progenitor amarelo é homozigoto dominante. Quando cruzamos dois indivíduos homozigotos (puros), sendo um dominante e um recessivo, 100% da prole é heterozigota (híbrida).

Retrocruzamento: é um processo muito parecido com o cruzamento teste, pois utiliza a mesma técnica, porém o indivíduo recessivo utilizado no teste é de algum ancestral do indivíduo com genótipo dominante desconhecido.

Leia mais nos sites abaixo:

http://www.professorjarbasbio.com.br/genetica.htm

http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1256

quinta-feira, 17 de março de 2011

Regras de nomenclatura binominal


Numa tentativa de universalizar os nomes atribuídos aos seres vivos, os cientistas procuraram criar uma nomenclatura internacional para a sua designação, estabelecendo regras para a atribuição de nomes científicos aos diferentes grupos taxonómicos.
A língua latina é a utilizada para escrever o nome dos organismos desde a Idade Média, pois é uma língua morta, não sujeita a evolução, mantendo o significado original das palavras.
Inicialmente, no séc. XVII, o botânico inglês John Ray desenvolveu um tipo de nomenclatura polinominal, pouco cómodo. Só mais tarde, através de trabalhos feitos por Lineu estabeleceu-se uma nomenclatura binominal, para designar as espécies, mais simples. As regras de nomenclatura estabelecidas por Lineu foram actualizadas pelas Comissões Internacionais de Nomenclatura.


Regras de nomenclatura binominal

* Cada espécie é designada sempre por duas palavras em latim: a primeira escrita com inicial maiúscula e correspondente ao nome do género ou nome genérico a que a espécie pertence; a segunda escrita com inicial minúscula, designando-se por restritivo especifico ou epíteto especifico, sendo apenas usada quando acompanhada do nome do género;

* A designação dos grupos superiores à espécie é uninominal, escrita com inicial maiúscula e podendo ser em latim ou na língua do utilizador;

* O nome da família obtém-se acrescentando a terminação idae à raiz do nome de um dos géneros desta família, no caso dos animais, ou acrescentando acea, no caso das plantas. Há, no entanto, excepções;

* Para designar uma subespécie, utiliza-se uma nomenclatura trinominal, seguindo-se ao nome da espécie o restritivo ou epíteto subespecífico. Por exemplo: Homo sapiens sapiens;

* Os nomes do género, espécie e subespécie são escritos em latim e normalmente em itálico. No caso dos manuscritos deverão ser sublinhados;

* À frente do nome da espécie deve escrever-se em letra de texto o nome ou a abreviatura do nome do taxonomista que, a partir de 1758, atribuiu o nome científico;

* Pode citar-se também a data da publicação do nome da espécie, sendo essa data colocada a seguir ao nome do autor, separada por uma vírgula.



ORIGEM DA GENÉTICA



Genética é a área da Biologia que estuda a herança biológica, ou hereditariedade, que a transmissão de características de pais para filhos, ao longo das gerações. A genética desenvolveu-se de maneira expressiva apenas no século XX.

Os filósofos da antiga Grécia divergiam quanto às explicações para hereditariedade. Vamos observar algumas explicações destes filósofos:

a) Alcmeon de Crotona, um discípulo de Pitágoras de Samos que viveu por volta de 500 a.C., acreditava que os homens e mulheres tinham sêmen e que este se originava no cérebro; segundo ele, o sexo das crianças era determinado pela preponderância do sêmen de um dos pais, ocorrendo hermafroditismo se os dois estivessem em igual proporção.

b) Anaxágoras de Clazomene ( 500 – 428 a.C.) postulava que o sêmen ocorria apenas nos homens e continha um protótipo de cada órgão do futuro ser; as fêmeas atuariam apenas como receptoras e nutridoras do ser pré-formado. Ele propôs também que os meninos eram gerados no lado direito do corpo e as meninas, no lado esquerdo.

c) Empédocles de Acragas ( 492-432 a. C ), o calor do útero era decisivo na determinação do sexo dos bebês: útero quente produzia homens; útero frio, mulheres.

d) Hipócrates de Cos ( 460 – 370 a.C.) ficou conhecido como “pai da medicina”. Sua hipótese foi denominada pangêsese, cada órgão ou parte do corpo de um organismo vivo produzia partículas hereditárias chamadas de gêmula, que era transmitidas aos descendentes no momento da concepção. Essa hipótese perdurou até o século XIX, tendo entre seus adeptos Jean-Baptiste Lamarck e o próprio Charles Darwin.

e) Aristóteles ( 384-322 ) escreveu um tratado sobre o desenvolvimento e a hereditariedade dos animais. Nesse livro, De generatione animalium, ele distinguiu quatro tipos de geração: abiogênese, brotamento, sexuada com cópula e sexuada sem cópula. Obs.Sobre a reprodução sexuada, ele acreditava que resultava de uma contribuição diferencial dos sexos: a fêmea fornecia a “ matéria” básica que constituía e nutria o ser em formação, enquanto o macho fornecia por meio do sêmen, a “essência”, transmitindo-lhe a alma, fonte da forma e do movimento.

f) William Harvey (1578-1657) Ele propôs que todo animal se originava de um ovo e que esse ovo produzido pela fêmea necessitava ser fertilizado pelo sêmen do macho para originar um novo ser.

No século XVIII , os defensores das idéias originais de Harvey dedicaram-se a explicar como o ovo fertilizado podia originar um novo ser. Havia então duas correntes de explicação : Pré-formismo ( teoria da pré- formação) e a Epigenética ( epigêneses). Entre os defensores do pré-formismo havia os ovistas e os espermistas.

Obs: Apesar de Harvey ter sugerido a possibilidade de ocorrer epigênese , a teoria epigenética foi proposta formalmente pelo anatomista alemão Caspar Friedrich Wolff em 1759. Wolff propõe que a nutrição e o crescimento das plantas dependem de uma força essencial, por ele denominada vis essentialis , que tem o poder de formar novos órgãos a partir de marterial amorfo. Ele acreditava que a fêmea fornecia uma unidade de matéria mais ou menos homogênea, o óvulo, enquanto o macho contribuía com a potencialidade, a vis essentialis, para seu desenvolvimento em um novo ser.

A descoberta dos Gametas

Um dos pontos fundamentais para o desenvolvimento da genética foi a constatação de que um novo ser se origina a partir da fusão de duas células, os gametas masculino e feminino. As leis da herança biológica só puderam ser formuladas após a compreensão do papel dos gametas e da fecundação na reprodução dos seres vivos.

A descoberta dos Espermatozóides

Foi em 1841 que o anatomista e fisiologista suíço Rudolf Albert von ( Albrecht) Kolliker, ao estudar a estrutura microscópica dos testículos, demostrou que os espermatozóides não eram parasitas do trato genital masculino e sim células modificadas. Kolliker observou os diversos estágios de transformação de células dos testículos em espermatozóides. Pouco tempo depois em1854 o naturalista inglês George Niwport ( 1803-1854) obteve evidências de que os espermatozóides de rã entravam no óvulo durante a fecundação

A descoberta dos Óvulos

Em 1828, o naturalista alemão Karl Ernst Von Baer descobriu, no interior de cada folículo ovarianondescrito por Graaf, um óvulo.A natureza celular dos óvulos foi estabelecida em 1829 pelo zoólogo alemão Theodor Schwann, mas foi somente em 1861 que o anatomista alemão Karl Gegenbaur demonstrou definitivamente que o óvulo dos animais vertebrados é uma única célula. Após a demonstração definitiva de que o espermatozóide e óvulos animais são células, o pré-formismo foi descartado.