quinta-feira, 30 de julho de 2009

Preparando para o vestibular - 2º Ano

1. (U. Taubaté-SP) Invertebrados fixos, sem órgãos, com digestão exclusivamente intracelular, com larva ciliada livre e natante. Trata-se
de:
a) protozoários.
X) espongiários.
c) equinodermos.
d) nematelmintos.
e) celenterados.


2. (F. F. Celso Lisboa-RJ) As esponjas apresentam habitat:
a) totalmente marinho.
X) totalmente aquático.
c) água doce e terra úmida.
d) totalmente água doce.
e) totalmente terrestre.

3. (UFPA) Nas esponjas a digestão é toda intracelular. As células que se encarregam da captura e digestão dos alimentos são denominadas:
X) coanócitos.
b) amebócitos.
c) porócito.
d) escleroblastos.
e) espongioblastos.

4. (F. C. Chagas-SP) As células que revestem externamente as esponjas e as que revestem a espongiocele são, respectivamente:
a) amebócitos e espículas.
X) pinacócitos e coanócitos.
c) coanócitos e pinacócitos.
d) arqueócitos e espículas.
e) pinacócitos e amebócitos.

5. (UNIRIO-RJ) Qual das alternativas abaixo justifica a classificação das esponjas no sub-reino Parazoa?
a) Ausência de epiderme
b) Ocorrência de fase larval
X) Inexistência de órgãos ou de tecidos bem definidos
d) Habitat exclusivamente aquático
e) Reprodução unicamente assexuada

6. (Fuvest-SP) A característica abaixo que não condiz com os poríferos é:
a) respiração e excreção por difusão direta.
b) obtenção de alimentos a partir das partículas trazidas pela água que penetra através dos óstios.
c) habitat aquático, vivendo presos ao fundo.
X) células organizadas em tecidos bem definidos.
e) alta capacidade de regeneração.

terça-feira, 28 de julho de 2009

MITOSE



PRÓFASE - Ou fase anterior (fase da "mobilização" para a ação). Os cromossomos condensam-se, tornando-se visíveis; a carioteca e os nucléolos desintegram-se; os centríolos dividem-se e dirigem-se para os pólos da célula; é formado o fuso de divisão (fibras protéicas).

METÁFASE - Ou fase do meio, é a fase mais propícia para estudos da morfologia dos cromossomos, onde os cromossomos apresentam o máximo grau de condensação. Os cromossomos, presos às fibras do fuso, migram para o equador do fuso, plano médio da célula. No final da metáfase, os centrômeros se duplicam e se partem longitudinalmente, de modo a deixar livres as cromátides irmãs.

ANÁFASE - Ou fase de cima. Dois lotes idênticos de cromátides irmãs, agora como novos cromossomos, afastam-se e migram para os pólos, puxados pelos respectivos centrômeros, devido ao enxurtamento das fibras do fuso.

TELÓFASE - Ou fase do fim. Os dois cromossomos aproximam-se dos pólos e se agregam. Ocorre o inverso à Prófase: os cromossomos descondensam-se (tornando-se invisíveis); os nucléolos reaparecem; duas novas cariotecas são reconstituídas a partir das vesículas do retículo endoplasmático. Terminadas a divisão do núcleo (cariocinese), desaparecem as fibras de fuso, ocorre a distribuição dos organóides e a divisão do citoplasma (citosinese), que isola as duas células filhas. Essas células entram em intérfase e se preparam para uma nova divisão.

CITOCINESE é a divisão do citoplasma no final da mitose; é centrípeta.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Preparando para o Vestibular- 1º Ano

Tente responder essas questões. Semana que vem colocarei o gabarito e lançarei novas questões. Vamos estudar que o vestibubar vem ai.

1) 0 constituinte inorgânico mais abundante na matéria viva é:

x) a água .
b) a proteína.
c) o sal de sódio .
d) o lipídio .
e) o glucídio .

2) 0 pH da água pura é:

a) zero.
x) 7
c) 14
d) 1
e) 10

3) Dentre as propriedades fisico-químicas da água, com grande importância sob o ponto de vista biológico, podem-se citar:

a) o alto calor específico, o pequeno poder de dissolução e a grande tensão superficial.
b) o baixo calor específico, o grande poder de dissolução e a pequena tensão superficial.
c) o baixo calor específico, o pequeno poder de dissolução e a pequena tensão superficial.
d) o alto calor específico, o alto poder de dissolução e a pequena tensão superficial.
x) o alto calor específico, o alto poder de dissolução e a grande tensão superficial.

4) (CESESP-PE) São funções da água no protoplasma celular:

I - atuar como dissolvente da maioria das substâncias
II - não atuar na manutenção do equilíbrio osmótico dos organismos em relação ao meio ambiente
III - constituir o meio dispersante dos colóides celulares
IV - participar das reações de hidrólise
V - agir como ativador enzimático
A alternativa que contém as funções verdadeiras é:

a) I, II, III
b) III, IV, V
x) I, III, IV
d) V, II, III
e) III, II, I

5) (EFOA-MG). "A taxa de água varia em função de três fatores básicos: atividade do tecido ou órgão (a quantidade de H2O é diretamente proporcional à atividade metabólica do órgão ou tecido em questão); idade (a taxa de água decresce com a idade) e a espécie em questão (homem 63%, fungos 83%, celenterados 96% etc.)". Baseado nestes dados,o item que representa um conjunto de maior taxa hídrica é:

a) coração, ancião, cogumelo
b) estômago, criança, abacateiro
x) músculo da perna, recém-nascido, medusa
d) ossos, adulto, "orelha-de-pau"
e) pele, jovem adolescente, coral

6) (UFBA-BA). A quantidade de água nas células e nos tecidos:

x) tende a diminuir com o aumento da idade
b) tende a aumentar com o aumento da idade
c) permanece constante com o aumento da idade
d) não tem qualquer relação com a idade
e) tem relação com a idade mas é a mesma em qualquer espécie

7) (UFPR-PR). Com relação ao papel desempenhado pela água nas estruturas celulares dos seres vivos, qual das afirmações não é correta?

a) É o veículo de eliminação dos excretas provenientes do metabolismo celular.
x) Age como catalisador enzimático de numerosas reações intracelulares.
c) Oferece grandes condições de estabilidade aos colóides protoplasmáticos.
d) Tem participação direta nos fenômenos osmóticos entre a célula e o meio extracelutar.
e) Participa das reações de hidrólise.

8) (CESGRANRIO-RJ). A percentagem de água é progressivamente decrescente nos seguintes tecidos:

a) adiposo, muscular, substância cinzenta do cérebro
x) muscular, tecido nervoso de embrião, tecido nervoso de adulto
c) muscular, ósseo e adiposo
d) epitelial, ósseo e nervoso
e) nervoso, adiposo e muscular


9) (UFCE-CE). Das alternativas abaixo, referentes à química da célula viva, escolha as que são corretas:
(O1) Das substâncias orgânicas que constituem a célula, podemos citar: carboidratos, lipídios, aminoácidos, proteínas e ácidos nuclêicos.
(02) Dos componentes inorgânicos presentes na célula, a água é o mais abundante, tendo como função, entre outras, a de solvente de íons minerais e de muitas substâncias orgânicas.
(04) Além de favorecer a ocorrência de reações químicas, a água é indispensável no transporte de substâncias.
(08) Os sais minerais existentes na célula estão sob duas formas: imobilizados como componentes de estruturas esqueléticas e dissolvidos na água na forma de íons.
(16) Quanto ao íon Mg + + (magnésio) é certo que tem papel importante na coagulação do sangue.

Dê como resposta a soma dos números das alternativas corretas.

a) 3 x) 15
b) 10 e) 47
c) 12

10) (FCMSC-SP) Pode-se dizer corretamente que o teor de água nos tecidos animais superiores:

x) é maior quanto maior o seu metabolismo e diminui com o aumento da idade:
b) é maior quanto maior o seu metabolismo e aumenta com o aumento da idade.
c) é maior quanto menor o seu metabolismo e diminui com o aumento da idade.
d) é maior quanto menor o seu metabolismo e aumenta com o aumento da idade.
e) apresenta variações diferentes das citadas nas alternativas anteriores.

11) (F.Lusíada-Santos) A taxa de água em um organismo pode variar de acordo com alguns fatores. São eles:

a) espécie, enzimas e proteínas.
b) idade, espécie e proteínas.
x) atividade, idade e espécie.
d) atividade, enzimas e proteínas.
e) idade, enzimas e proteínas.

12) A respeito da água como constituinte celular, foram formuladas as seguintes afirmações:
I- A água age como solvente natural dos íons e outras substâncias encontradas nas células.
II- A água geralmente se encontra dissociada ionicamente mantendo o pH e a pressão osmótica das células.
III- A água funciona como enzima em muitas reações intracelulares.
IV- A água é indispensável para a atividade celular, visto que os processos fisiológicos só ocorrem em meio aquoso.
Estão corretas as afirmações:

a) I e II x) I e IV
b) I e Ill e) III e IV
c) lI e lIl

13) A água participa em todos os fenômenos abaixo, exceto:

a) Manutenção da temperatura corpórea.
b) Participação em reações metabólicas
c) Transporte de substâncias
x) Transporte de energia
e) Manutenção da vida em regiões geladas

Teste vocacional

http://www.mundovestibular.com.br/simulado/testes/teste_vocacional/teste_vocacional.html

Aprenda Brincando

www.sobiologia.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=flor

www.sobiologia.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=CelulaAnimal

www.sobiologia.com.br/jogo/popupJogo.php?jogo=JogoDosAlimentos

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Dica de site para Estudo - 2º ano

Abaixo você encontrará sugestões de site que você pode estudar um pouco mais sobre o Reino Animalia

http://www.simbiotica.org/animalia.htm.
http://www.brasilescola.com/biologia/poriferos2.htm
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/porifero2.php

Modelagem com massa


Na escola essa semana os alunos do segundo ano modelaram animais para estudar simetria, classificação e as características gerais do Reino Animalia procurando demonstrar a biodiversidade existente nesse reino.
O que você diria dessa aula? Comente.

Aula de Laboratório 1º Ano

Durante as aulas de laboratório desta semana, fizemos a extração de DNA da cebola e do morango. Utilizamos material reciclado para realizar o experiemento Exemplo: pedaço de cabo de vassoura , uma peneira, dois copos descartáveis,etc.

O que você achou da prática? Deixe seu comentário.
Professora Izabel

Um espaço sem fronteiras

Nos últimos anos novas tecnologias e novas formas de interação mexeu muito com ambiente escola. Como sabemos que a educação e o aprendizado acontece dentro de cada um de nós, percebi a necessidade de criar um espaço que satisfaça os interesses dos educandos, que seja atrativo, moderno, divertido e acima de tudo, que seja mais uma ferramenta para auxilia-lo no processo ensino-aprendizado.

Nesse espaço didático, você encontrará sugestões de leituras, dicas de sites e curiosidades, também poderá tirar dúvidas, fazer comentários, etc.

Professora izabel